O senso comum da mídia

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O senso comum é um conjunto de opiniões e atribuições difundidos de modo acrítico e baseados na tradição, nos costumes de uma determinada época, local, ou grupo social ou profissional. São geralmente aceitos como verdades sem contestações. É conhecido nos meios acadêmicos como palpite ou fofoca.

Essa história de o Lopix sair do Avaí é eficazmente trabalhada pela nossa mídia e é um exemplo, máximo, de seu senso comum. Ela, a mídia, aposta no sentimentalismo bocó que a torcida possui, aquele o qual o torcedor baba por seus jogadores, ou execra outros, sem muita análise.

Num mundo ideal, as pessoas deveriam ser fiéis e solidárias ao time como um todo, ao clube, não importando os detalhes sentimentais aos nomes e personalidades. Mas não é assim. Somos humanos e torcedores, dotados de emoções, que algumas vezes se chocam com a razão. Nos perdemos no choro tanso e é essa a oportunidade de a mídia nos conduzir pelo seu senso comum e nos tirar do sério. Este é, exatamente, o comportamento que eu combato.

Há um outro senso, o bom senso, que é a capacidade de se discernir entre o verdadeiro e o falso, coisa muito rara por quem adora ser conduzido pela miguelagem e semensatagem de plantão.

Agora, o que é mais curioso é o grupo de assessores de imprensa dentro do Avaí sequer dar alguma nota, mencionar alguma coisa, dar algum parecer, amainar o sentimento do torcedor do seu clube. Fazem-se moucos, como se não fosse com eles. Ou será que eles não podem contrariar seus amiguinhos fofoqueiros espalhados na redações dos jornais?

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets