O maior campeão da história da última semana

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Todos os que assistiram ao clássico tem a convicção de que o Avaí só não ganhou por detalhes. Os inomináveis mantiveram mais a bola nos pés, mas o nosso time foi mais objetivo. Contudo, no futebol, enquanto a bola não atravessar a linha do gol, não há gol. A estatística apresenta para a história mais um empate entre os dois times.

E a história do Avaí neste Catarinão-2011 poderá registrar momentos de uma pura epopéia, ou se desenhar como uma histórica hecatombe. Não haverá meio-termo. Não passaremos em branco, para o bem ou para o mal.

Qualquer pessoa lúcida entende que o tal planejamento avaiano para este ano foi medíocre. E não porque os resultados ótimos ainda não vieram, ou por estarmos numa situação vexatória na tabela, mas porque não tínhamos um time pra jogar. Nem havia um time reserva pronto, pois aquele tal sub-23 foi um fiasco, tampouco tínhamos um time chamado titular, posto que ainda estava endurecido. E, pior, vínhamos de um desmanche do final da temporada de 2010. Já estava avisado e sacramentado. Coisa que, para quem (???) comanda um departamento de futebol, seria o suficiente para ir preparando um time de forma a iniciar a próxima temporada. Não houve isso e os números, as estatísticas, são testemunhas do mal planejamento para este início de ano.

Contudo, os números são frios. A estatística é uma ferramenta que informa momentos numa equação matemática, mas não reflete o emocional. Não espelha os detalhes, as nuanças, as vicissitudes que fazem um campeonato. O time que está sendo montado parece ser forte e tem qualidade. Não é um time, ainda é um agrupamento, tá certo! Mas, se percebe que tem potencial. Todavia, será campeão?

A minha grande bronca é que os nossos times parecem jogar o campeonato catarinense como uma preparação para o brasileiro. O outro time da Capital também faz isso, assim como o do carvão. Os outros, apenas disputam. Esquecem que a única competição onde podem ter títulos e fazer uma festa final é por aqui. Nas séries do brasileiro, apenas participaremos. Seremos coadjuvantes, ou meros figurantes. Nossas ambições ainda são pífias nos torneios nacionais. Mas, movidos por esta convicção insonsa, vamos fazendo os times durante a nossa competição, consertando o carro com ele andando. Dá no que dá. Estresses desnecessários e resultados desanimadores.

Temos plenas condições de ser campeões estaduais, sim. Até porque os que saíram voando já estão pousando. E o nosso time parece estar começando a decolar. Porém, é necessário uma melhor aplicação e demonstrar querer ser campeão, antes de já ir botando a faixa.

Para ser campeão um clube tem que ter atitude vencedora. Do contrário, chorar por haver colocado os nomes errados nos cargos certos, pode parecer honesto, mas é improdutivo. E encher os bolsos de jogadores com uma bela motivação, além de convocar a torcida para encher o estádio, é muito bacana para fazer vídeo de temporada, mas não enche barriga.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets