Tudo de novo outra vez

terça-feira, 8 de março de 2011

Déjà vu é usualmente definida como uma impressão de já se ter visto ou experimentado algo antes, que aparentemente está sendo experimentado pela primeira vez. Na verdade, é um argumento falso do cérebro em relação à memória dos eventos. A falsa sensação de já ter estado lá é muitas vezes devida ao fato de o sujeito ter pensando ter estado no local ou enfrentado uma situação, mas ter esquecido a experiência original porque não prestou atenção no evento. É o que os avaianos estão experimentando neste começo de 2011, a sensação de já ter assistido a tudo isto.

Creio que, pra começar, devemos dar os parabéns à equipe do planejamento e ao Mar Quetingui avaianos. Superaram-se. Que outra forma de motivar a torcida e fazer o estádio ficar cheio, lotado de parvos e emocionados sofredores, com lances espetaculares, gols sobrenaturais e narrações portentosas de um Salles Junior qualquer, senão arrumar uma situação como esta, a de deixar o time à deriva, caindo pelas tabelas, sofrendo horrores para ganhar as partidas e passar boa parte do campeonato pendurado, na degola? Até o Evando voltou para se garantir os tais gols iluminados.

É uma nova forma de marketing esportivo, que é a de deixar os outros correrem na frente e sair atrás, pra ver se depois os alcançamos, aliando incômodos planejados e temperando com boa dose de emoção gratuita. A situação, obviamente que controlada, mantém todos acesos, ligados, os olhos rútilos, a boca seca, ouvidos colados a rádios bafejadores. Nunca se comprou tanta calculadora, se benzeu tanta santinha, se comprou tanta bíblia e se fez tantos apontamentos como no final do ano passado. E, a considerar a atual fase, o comércio varejista dará um beijo estimado nos planejadores avaianos. As vendas destes kits de torcedor fanático voltarão a crescer. Que maravilha!

Só não se pode esquecer as frases de efeito, os discursos circunspectos, as hermenêuticas benazzianas. Ah, mas para isso está aí o Silas, o mais hermeneuta dos técnicos nacionais, capaz de fazer o milagre da multiplicação dos pães parecer um singelo recurso de mídia. E levantar os mortos é a sua especialidade. Quem sabe não aproveita e levanta o Avaí?

Não se pode deixar de lado os flagrantes de jogadores pegados em boates, de preferência abraçados a alguma loira oxigenada, que é pra fazer o torcedor ficar mais puto e cobrar atitudes destes que não honram o nosso manto sagrado. O, frase bonita, tem um efeito assustador. Junto a isto haverá aquelas toscas discussões sobre se é viável beber antes ou depois dos jogos e se jogador de futebol tem direito a sexo em campeonatos, etc, etc.

No final do campeonato certamente se fará um jogo com casa cheia, jogando contra o implacável Concórdia, disputando cabeça a cabeça a saída da zona de rebaixamento e, ao apito final, olhos chorosos e brados retumbantes ecoarão pela Ressacada, com direito a faixinha emocional distribuída pela rede e expondo orgulhosamente a nossa mediocridade.

O problema é que o déjá vu é um erro de memória, uma falsa sensação, que não corresponde à realidade. Provavelmente, quando acordarmos para o mundo real, poderemos abrir a porta e dar de cara com o inferno. Mas aí as TVs nos aclamarão como torcedores de um time de heróis. Se não pudermos ser campeões, ó doce ilusão, faremos com que toda a mídia nos aplauda por haver nobre e heroicamente jogado um jogo disputado na melhor forma de se fazer marketing. O marketing bobalhão.

3 comentários:

  1. Amanhã te pago uma gelada...
    Razão, tens.
    Mas amanhã é a primeira decisão do resto desse Catarinense, que também poderá ser abreviado domingo.
    Ânimo, camarada!
    Nada está tão ruim que não possa piorar...
    Saudações AvAiAnAs!
    André Tarnowsky Filho

  1. Que o diga o Tiririca. Aliás, a inteligência avaiana poderia contratar o nobre deputado para ser acessor do departametno de futebol. Que tal? Não ia mudar nada. hehe

  1. Eron disse...:

    É o teu texto diz tudo!, nunca vi tanta mediocridade numa diretoria só, entra ano e sai ano e os caras não aprendem, não sei se é para rir ou para chorar dessa situação.
    Eron

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets