Os avaianos estão mais aliviados hoje. Já vejo sorrisos e um rastilho de esperança. Já há projeções e algumas contas a favor estão sendo feitas. Daqui a pouco vai até sair uma parada pelo orgulho avaiano. E não é pra menos.
O time do Avaí, neste ano de 2011, vamos combinar, não existiu. Os lampejos de bom futebol junto a peladas medíocres e patetadas administrativas nos davam a certeza que iríamos morrer virgens neste campeonato brasileiro. Bom, ainda estamos perto disso, só para lembrar.
Não fizemos uma partida de encher os olhos, nada disso! Falta muita coisa a ser arrumada. Muita mesmo. Mas, só para se ter uma idéia de como estamos atrasados, a forma de jogar que o Avaí apresentou contra o tal de Grêmio foi muito melhor do que todas as partidas pelo catarinense e por esta parte inicial do brasileirão. Não vou falar pela Copa do Brasil, pois ali a motivação é outra, tanto é assim que o Vasco está tropeçando e o Coritiba ainda não se acertou.
E nem foi assim uma partida para nos tranquilizar. Não fizemos nada impressionante além daquilo que um time de futebol deve fazer: jogar organizado. Funções definidas, marcação consistente e ataques objetivos. Tudo o que não existiu nesse Avaí-2011. E por causa disso há a animação da torcida. Vejam como somos facinhos de enganar. Há o vislumbre de que podemos crescer mais, levar mais a sério um campeonato, ambicionar melhores coisas. Basta se levar isso com coragem e responsabilidade. O que não pode é um clube com esta tradição se tornar uma idiocracia.
Na parte da direção fizeram muita força para que caíssemos, é verdade, mas também sei que estão entendendo que a instituição Avaí deve ser respeitada. Que não apenas negócios são importantes, mas a história e o comprometimento com os valores avaianos devem ser preservados. O pessoal dos camarotes refrigerados está trabalhando.
Para ser bem honesto, ainda não espero pontuações nas próximas rodadas. Não que eu não queira, mas penso ser o fator menos importante. O que eu quero é um time forte, aguerrido e consistente dentro de campo, pois aí, sim, as vitórias virão ao natural. Bem melhor do que alguns enganadores que estão vencendo agora, e que vão chorar lá na frente.
Falta muita coisa, a viagem é longa, o nosso destino está a quilômetros à frente. Mas, os avaianos têm algo que lhes é peculiar: sentem orgulho de ser avaiano. A baixa auto-estima nos faz berrar a plenos pulmões quando coisas erradas estão sendo feitas, quando não se tem cuidados devidos com o Avaí. Por isso nos sentimos assim. Dessa maneira, exigimos que ao menos um pouco de dignidade fosse oferecida à nação avaiana. Parece que está começando a surgir, ainda que um tanto tímida. Mas, estamos precisando.
Concordo Aguiar, falta muita coisa ainda, mas, pelo menos ontem o time se mostrou mais organizado dentro de campo e mais motivado. Que continue assim!