Quem muito se abaixa...

sábado, 27 de agosto de 2011

Há uma frase de Rui Barbosa, dita no tempo em que lutava contra a monarquia e pela República, que muita gente repercute, por achá-la uma bomba contra o poder dos déspotas e políticos celerados. Eis a frase:

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Não, não gosto desta frase. Ela é resignada e conservadora. Eu não tenho vergonha de ser honesto. Não desanimo. Não faço gracejos com minha honra. Lutei contra a tirania do regime militar e me indigno contra os desmandos. A desfaçatez, a covardia, a hipocrisia e a falta de vergonha na cara são minhas inimigas.

Quando li, nesta semana, no blog da Kaká, aquele manifesto da FCF, impedindo a expressão livre e espontânea das torcidas no clássico, senti um baque profundo, uma afronta à democracia, a uma das coisas mais caras que conquistamos na luta pela redemocratização do país. Não é misturar política com esporte, mas evidenciar a capacidade de ser cidadão.

Mas a minha maior indignação não foi, no desenrolar dos eventos, pelo manifesto em si, por si só terrível,  mas pelo acompanhamento de nossa mídia em relação ao caso. Entre contemplativos e entusiastas, mostraram-se subservientes. Jornalistas (principalmente da rede famosa), uma das profissões onde a expressão é ferramenta, arriaram as calças para o proprietário da cadeira número 1 da FCF e apoiaram este atentado à democracia. Sórdidos e infelizes usaram de seus canais de exploração dos fatos e acontecimentos para apoiar o sacripanta da FCF.

Sou uma das poucas pessoas que bate contra a RBS. O André Tarnowsky, meu amigo, com certeza é outro. E mais um ou outro por aí, que não vou citar, pois posso errar pelo esquecimento. Nunca fui demagogo, no sentido de hoje bater e amanhã lamber suas botas. Não ofereço espaço, entrevistas e nem divulgo seus eventos. Faço aqui uma caricatura de suas ações num programa específico, exatamente para demonstrar o quanto são patéticos.

Quem leu ou ouviu seus noticiários e artigos nesta semana sabe o quanto nos humilharam. O Avaí está numa fase ruim? Ora, isso todo mundo sabe. Contudo, não é motivo para a falta de respeito. Não me importo se os dirigentes do Avaí babem para eles. Eu me importo é com o clube e o time que está em campo. Espero que um dia a maioria da torcida do Avaí acorde e reflita para o que essa gente representa. E que os dê a devida resposta.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets