A espiral alegre

terça-feira, 13 de setembro de 2011

É muito fácil escrever sobre o comportamento de uma parte da torcida baseando-se apenas no desempenho do Avaí. 

Quando vencemos ficam sem voz. Os olhos lacrimejam facilmente. A respiração se altera. O coração palpita. E as faixas com declarações de amor eterno para diversas personalidades se expandem. Alguns buzinam do carro ouvindo quem nos detesta. Outros chamam todo mundo de meu querido. E durante semanas a fio, enquanto as vitórias vêm, somos a melhor e maior torcida do mundo. "Avaí, meu Avaí."

São instáveis.

Quando perdemos ficam sem voz de tantos palavrões proferidos. Os olhos se apertam e não querem ver o desastre se realizando. A respiração se altera de raiva. O coração palpita de angustia. E faixas com protestos e declarações de ódio são estendidas. Alguns tocam o carro com velocidade absurda. Outros chamam todo mundo de feio, idiota, imbecil, boca-alugada, chapa-branca. E durante semanas a fio, enquanto as vitórias não vêm, os blogs e as redes sociais são as válvulas de escape para ofender, criticar, humilhar e esquartejar quem passar pela frente. "O Avaí é só meu."

São volúveis.

É muito difícil desconstruir um consenso, uma vez que ele é a manifestação de manada, estabelecendo-se num pensamento único, ou conduzindo a opinião para a maioria. Todos devem pesnar igual. Quem pensar diferente, em qualquer situação, na vitória ou na derrota, está tapando o sol com a peneira.

Todavia, como diz o Décio, tem muita gente querendo voltar ao passado, como albinos que vivem na sombra, mas que sofrem de um mal de Alzheimer absoluto, com total e completa falta de memória. E, além disso, são covardes, pois na primeira maria-fumaça enfumaçada serão os primeiros a correr pra casa, para as barras da saia da mamãe.

Eita, espiral, que roda pra lá e roda pra cá!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets