O complexo do pombo enxadrista

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quem usa a internet e principalmente fóruns de debates conhece a figura do troll. Normalmente é aquele personagem desprovido de caráter, com baixo nível intelectual, que tende frequentemente a desestabilizar uma discussão, cujo intuito não é debater, mas enfurecer e agredir um oponente ou um grupo. Não passa de um bobo alegre querendo aparecer.

É comum o troll agir como os famosos terroristas das guerra e conflitos, ou seja, na surdina, nos bastidores, escondendo-se atrás de nomes falsos, com o objetivo de aparecer, de arregimentar platéias, de tentar derrubar alicerces e estabelecer a desordem. Contudo, embevecido pela sua lógica tacanha e miserável, quando pensa que arrasou quarteirões, tudo o que o troll consegue é tão-somente fazer o efeito de um pum de pernilongo. Ninguém o leva a sério.

Sua principal característica é postar mensagens polêmicas e aguardar a sua repercussão. A reação em cadeia o deixa extasiado, pois esse é um dos objetivos. Como não possui intelectualidade apurada, seus textos abusam do baixo nível, grosserias e estão infestados de atentados à conduta e ao comportamento de caráter pessoal de seu alvo ou da instituição que pretende denegrir. Quando é revidado, o agredido normalmente baixa o nível também, uma vez que não se conforma com aquelas insinuações. Este é o comportamento pretendido pelo troll, queimar o filme de seu alvo.

Discutir com um troll é o mesmo que jogar xadrez com um pombo, como dizem os estudiosos do comportamento, pois ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitórias. Ele não quer contrapartidas, mas apenas causar furor e agitar a água da bacia.

Eu recomendo não alimentar os trolls. Dar respostas de imediato apenas aumenta a sua necessidade mesquinha e ordinária de atropelar a convivência e de aparecer. Agindo-se assim, para esfriar a reação, o troll, se ainda lhe restar um pouco de esperteza, terá a certeza que a resposta virá, no momento oportuno e na hora adequada. Ou como a gente diz na Biologia evolutiva, a seleção natural dará um jeito.

1 comentários:

  1. George disse...:

    Estás certo. É mais ou menos como tentar discutir com um louco. Impossível, pq o louco não possui discernimento e compreensão.
    Impossível.
    Da minha parte, parei.
    Abraço.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets