Da série Fábulas de Esopo: A Cabra e o Asno

terça-feira, 29 de junho de 2010

Viviam numa fazenda uma cabra e um asno livres e tranqüilos, a desfrutar das benesses da vida e do bem comum. Embora fossem de espécies diferentes, quem os visse juntos o tempo todo poderia dizer que eram da mesma linhagem, bon vivants alegres e saltitantes.

Comiam um capim muito bom, tenro e macio, bebiam água fresquinha da fonte límpida da fazenda, serviam-se do mesmo forro no curral para um sono olímpico e passeavam pelas mesmas relvas verdolengas das colinas circundantes. Não se tinha notícia de que os dois animais houvessem brigado ou discutido por qualquer motivo.

Mas, num belo dia, a cabra começou a enciumar-se do asno, pois percebeu que o fazendeiro dava ao amigo um melhor capim e oferecia-lhe uma água mais apetitosa. E essa inveja cresceu tanto que a cabra decidiu livrar-se do companheiro.

- Estás trabalhando demais, - disse-lhe a cabra - conhecendo muita gente, te envolvendo muito com coisas que não são da tua alçada. Tire umas férias e divirta-se mais.

- Ah, mas como poderei conseguir que isso me aconteça? - Perguntou o asno, com a habitual cara de tanso.

- Ora, dê informações duvidosas, espalhe fofocas por aí, diga, por exemplo, que o poço de água não é tão profundo e jogue-se nele.

O asno, sem muito o que pensar caiu na conversa da cabra, espalhou a notícia e jogou-se no poço. Porém, esborrachou-se, enganado que foi pela cabra, caindo nas profundezas daquele buraco.

Contudo, foi salvo pelo fazendeiro, que o tirou de lá todo machucado e chamou um veterinário para tratar de seus ferimentos. Entretanto, a cabra sem perceber o salvamento, começou a berrar caracteristicamente:

- Vejam que burro, esse asno! Diz as bobagens que diz e ainda se estrepa. É preciso ser muito asno pra isso.

O fazendeiro, porém, sem se incomodar com as bobagens proferidas pela cabra, e satisfeito pelo veterinário ter cuidado muito bem de seu bichinho, resolveu preparar um belo churrasco. Para tanto, mandou matar a cabra que já o incomodava e andava era muito bem gordinha e serviu o apetitoso almoço ao doutor dos animais.

Moral da história: a maldade, quando é demais, acaba atingindo quem a criou.
Ou, melhor ainda, em terra de asno, a cabra que se cuide.

2 comentários:

  1. Fernando Silva disse...:

    PQP... eu sei que deve ter a ver com o Avaí... mas onde... eu sou péssimo nessas xaradinhas....

  1. Não, Fernando, estás enganado. Isso é apenas uma fábulazinha. A não ser que imagines que a vida seja uma fábula

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets