Espero que se entenda o que vou escrever. Não vou tirar o pé das percepções dos inúmeros erros que foram cometidos neste ano no Avaí, mas acho que agora deu. Chegou ao limite!
Não, não é do campeonato que estou falando, não. É hora de dar um basta na choradeira.
Estou querendo levantar a cabeça e ver os avaianos, mas para onde aponto o nariz tem sempre alguém se lamentando. Tem sempre um falando dos problemas, das burradas, apontando culpados. Aliás, todos nós, eu também (rsrs). Mas resolvi parar e analisar a situação.
Bom, olhando assim, com olhos fixos, o nariz empinado, o cheiro está forte. O bicho está apodrecendo. Mas não morreu. Vai cair e vai embaçar? É bem provável, mas até lá vou continuar segurando a mão. Não quero largar agora, minha consciência avaiana não permite. E avaiano que é avaiano não se entrega. Será que é preciso dizer o que fazíamos na série C e na série B? Não, né!
A primeira coisa a fazer é deixarmos de fazer contas. Esqueçamos a calculadora, esse equipamento frio e analítico que nos persegue. O avaiano vai acabar ganhando um Nobel de Matemática por tantos cálculos que faz, todos os dias, a toda hora.
Chega! O negócio é pensar no seguinte: o Avaí tem que ganhar a primeira partida deste campeonato em que ele se meteu. A partir de agora o próximo jogo é o último. Não tem mais nenhum.
- Ah, mas o próximo é pela Sulamericana.
E daí, camarada. É esse mesmo que tem que ser vencido. Bem vencido, diga-se. Dar uma injeção de ânimo em todo mundo. Fazer a Ressacada voltar a sorrir. Fazer os caras que vestem o nosso manto sagrado saírem aplaudidos de campo. Mesmo sabendo que eles não valem nada.
- O, cara, é a Sulamericana!
Engraçado! Tem um monte de gente que vive babando pelo campeonato feito pelo Fluminense no ano passado, quando saiu de uma pior do que o Avaí está agora, mas esquecem que foram as suas vitórias pela Sulamericana que motivaram o time. Foi exatamente a Sulamericana que turbinou o provável rebaixado das Laranjeiras. Por que o provável rebaixado dos Carianos não pode seguir aquele exemplo?
Portanto, na 5ª feira, teremos que vencer. Vencer, convencer, dar um gás de ânimo.
O campeonato do Avaí é o campeonato de um jogo só. O próximo jogo não existe. Nem a Matemática. Só deverá ser falado quando este de 5ª acabar.
Portanto, não vou dar mais trela pra marqueteiros de piscina vazia, pra diretores sonsos e pra jogadores mercenários. Vou torcer para que o Avaí saia dessa, passo a passo, jogo a jogo. É o que me basta!
É isso aí. Da nojo ouvir de certos comentaristas que o Avaí deve "priorizar" a série A.Como se não fosse o foco. Concordo contigo. O jogo contra o Emelec será a alavanca. Vencendo ganhará a torcida que jogará junto.
Abraço
Maurício Depizzolatti