Uma tragédia cômica em dois atos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Foi ridícula. Foi patética. Foi grotesca. Foi medíocre. Foi burlesca a forma como se jogou futebol na Ressacada nesta noite fria de quinta-feira, dia 11 de novembro, data histórica na vida do Avaí Futebol Clube. Aliás, nem de brincadeira aquilo ali apresentado poderia ser chamado de futebol. Foi um não-futebol, um ensinamento às crianças que começam a jogar este esporte de como não se deve fazer. E uma demonstração de desrespeito aos mais antigos que apreciam esta atividade.

Duas equipes, ou melhor, dois bandos em campo, travestidos de jogadores e não fazendo jogadas, não correndo, não chutando, não se empenhando. Algum ou outro lance que lembrava o esporte jogado em algum outro lugar. Mas, não ali, não nesta noite, não naquele gramado. Não me lembro, desde que me conheço por gente, de ter assistido a algo tão caricato e inominável assim. Eu que no ano do acesso tive que me afastar por alguns meses do estádio, porque a emoção me pegou de surpresa e minha bomba de sangue dentro do peito apitou, não senti nada nesta noite terrível. Nenhuma emoção, nenhum friozinho na barriga, nem ao final quando o time que veste as cores do Avaí melancolicamente saiu de campo vaiado pelo torcedor desiludido.

Começo a ver, também, que a ilusão me passou a perna. Não queria acreditar que o Avaí pudesse cair no campeonato brasileiro, usando apenas as simulações e calculadoras. Mas meu lado cético começa a me chamar no cantinho e me dizer que a crença é para os fracos, não se sustenta na razão. E a razão, a realidade que nos é apresentada por estes que não nos honram a camisa é cruel e terrível. Mostra o porquê deste time que veste as cores do Avaí estar nesta posição. É a mais elementar das verdades. Esta desclassificação foi o primeiro ato de uma pantomima.

Busco nas palavras, nos adjetivos e substantivos, algo que preencha esse vazio deixado por este grupo de cidadãos que se dizem jogadores, e que atualmente vestem as cores do Leão da Ilha da Magia. A magia que lhes falta para nos encantar com alguma coisa chamada futebol. Ou ao menos para sujar a bundinha no chão. Não faço parte, por isso, do coro do “eu já sabia”, pois se soubesse nem mais iria a campo. Não sofro de masoquismo. Também não aposto no “quanto pior, melhor”, por reter algum interesse rasteiro. Mas penso que o segundo ato desta ópera-bufa protagonizada pelos que vestem a camisa do Avaí Futebol Clube está por se confirmar nas próximas rodadas do brasileirão.

Não vou jogar a toalha e estarei lá até o último minuto, até a última luz acesa, ainda que a exortação ao fracasso esteja sendo proferida diariamente. Mas a minha descrença se avolumou na exata proporção do apequenamento deste time. Porém, o futebol, às vezes, nos revela surpresas.

Não pense alguém que escrevo isso sem a velha emoção. As lágrimas brotam em meus olhos e meu íntimo treme de angustia. Contudo, não estou triste, estou é assombrado pelo que fizeram ao nosso Avaí.

6 comentários:

  1. Mausé disse...:

    Perfeito, Alexandre.
    É de ficar abobalhado vendo em que virou o nosso Leão: do meio pra frente, um amontoado de peladeiros comandados por um boquirroto sem categoria e sem condições para comandar um time que não seja da série C. Nuvens negras se aproximam no horizonte...

  1. Gilberto disse...:

    É amigo, será que o inevitável está chegando? Perder para o fraquíssimo time do Goiás terá sido o último suspiro. Poucos são os atletas que merecem vestir a camisa do Avaí (neste time atual) Por que os que não merecem permanecem a vestí-la? Para preservar a parceria? Bem, não quero escrever sobre isto, ainda. Que venha o Inter ...

  1. Kk De Paula disse...:

    Impressionate, assustadoramente impressionante esse time e esse técnico.

  1. Chegou um momento do jogo, quando a INFRAERO pediu para parar com os chutões, pois já confundiam a rota dos aviões, que eu não consegui mais ter raiva.
    Senti foi um gosma na garganta, um asco, uma ânsia de vômito.

  1. Gerson Santos disse...:

    Faraco tinha razão... É UM BANDO DE SAFADOS.

  1. Anônimo disse...:

    Olá Alexandre..tudo bem? é a primeira vez que escrevo aqui.
    Me chamo teylor e moro no abraão...e queria te falar o quanto fiquei impressionado com tuas emocionadas palavras( tbm me imaginei escrevendo seu post e derramando lágrimas)
    Sou Alvinegro, e sempre vejo os jogos ou no Scarpelli ou no Bar do Ori ( conheçes?),queria muito ver um clássico na A, sempre falei isto.
    Quem dera todo co-irmão ser cinsero que nem voçe..imagino o que estas guardando para postar se for rebaixado mesmo!!! Abraço e sorte viu!!!!

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets