Feliz Avaí!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Comemorar um Natal é muito mais do que a famosa festa cristã. E ainda que o ateu ortodoxo aqui nem se incomode em desejar felizes natais por anos a fio, é bem verdade que a data é apenas um pretexto, dos bons, para juntar amigos, parentes, contar piadas novas, reviver momentos passados, comer e beber bem. Queria ou não, ateus e crentes se juntam nesse dia.

Mas eu quero ter a pretensão de desejar muitos mais momentos felizes, do que um suposto nascimento de um mito numa data longínqua. Que nem é assim uma data verdadeira, por ter sido adotada por conveniência pela igreja monopolizante. Mas isso é outra conversa.

Eu desejo Feliz Brasil!, em primeiro lugar. Um país que por anos a fio sofreu e que, ao que parece, está entrando nos eixos. Segundo pesquisas recentes, é um dos países com mais índices de otimismo e com mais boas perspectivas de futuro no mundo. Por isso, meu Feliz Brasil!, meu Brasil brasileiro.

Vou desejar, também, um Feliz Florianópolis!, meu berço. A minha cidade querida e amada por nativos e “estrangeiros”. Das cidades que já conheci por aí é a mais bela, sem comparação. Bate cabeça com o Rio de Janeiro, mas ganha no charme. Ainda que não tenha prefeito, que para se deslocar de um quilômetro a outro precisemos de doses salutares e homéricas de paciência, que a polícia não dê sinais de manter a segurança, e que até os vereadores querem levar o seu, a Florianópolis querida ainda é um canto que encanta. Um pedacinho de terra muito bem encontrado no mar do sul do Brasil.

E tenho também que desejar um Feliz Avaí! Esse Avaí que faz coisas. Essa mistura de passionalidade e intelectualidade, que amamos e nos indispomos. Que nos corrói de dor de um sofrimento bom. Que de tanto sofrermos já prometemos promessas não cumpridas de “nunca mais vou ao estádio”, para que no dia seguinte voltemos nossos olhos ao templo azul e branco e esperando ver o time jogar. Esse Avaí que por tantas vezes rimos, choramos e exultamos. Esse Avaí que faz parte da mesma Florianópolis que nos encanta e que pertence ao futebol do Brasil do futuro presente.

Desejo um Feliz Avaí aos avaianos de bem e aos avaianos carrancudos, aos meus amigos e aos que querem pegar no meu pé, aos avaianos manezinhos e aos que nos adotaram, e mesmo àqueles que são, por momentos, nossos rivais, pois, ao final, temos todos as mesmas cores brancas da paz em nossos corações.

Que sejamos felizes, então!

3 comentários:

  1. Gilberto disse...:

    Um feliz "tudo de bom", meu amigo! Para você e toda sua família, com muita saúde e paz!!! E que o nosso Avaí continue sendo feliz em 2011, de preferência com um pouco menos de sofrimento...

  1. Meu caro Gilberto, eu já sou otimista por natureza. Depois do que ouvi ontem do presidente do Avaí e do Lula ainda a pouco tenho certeza, 2011 será duca...
    Abraços e boas festas.

  1. Unknown disse...:

    Passo aqui para deixar meus votos de um Feliz Natal a todos.
    Estaremos juntos sempre em pró do Avaí, do futebol e da amizade, não importa de como pensamos, se iguais ou diferentes, se nossas opiniões são contrárias isso significa dizer que apenas pensamos de outra maneira, o que é salutar e faz bem.
    Como eu costumo sempre dizer, viva as diferenças de opiniões, jamais esqueçamos de saber separar, brigaremos contra as opiniões e não contra as pessoas, lembrando que o futebol meche com a paixão e essa é irracional na maioria das vezes.
    Um abraço no coração de todos. E vamos fazer um Feliz Natal.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets