A quem interessar possa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Silogismo é um termo grego que significa conexão de idéias, encadeamento de raciocínio. É parte da filosofia que Aristóteles elaborou, onde duas proposições, chamadas premissas, conduzem a uma conclusão. As premissas são o juizo, a interpretação que se faz de algo observado, cuja conclusão, pela lógica, DEVE ser uma inferência, uma indução. E que muitas vezes pode ser uma ilação, que leva a uma mentira, ou falta da verdade.

Uma exemplo bem característico de silogismo verdadeiro é:

Todo homem é mortal.
Eu sou homem.
Logo, eu sou mortal.

Mas temos o silogismo falso. Aquele que leva a erros de deduções, a ilações:

Amarelo é uma cor.
Todo japonês é amarelo.
Logo, todo japonês é uma cor.

Há um exemplo de silogismo bem famoso proferido pelo político grego Temístocles, que é mais ou menos assim:

A Grécia é governada por Atenas.
Atenas é governada por mim.
Eu sou governado por minha mulher.
Minha mulher é governada pelo meu filho de 10 anos.
Logo, a Grécia é governada por esse menino, meu filho, de 10 anos.

Leio pelos quatro cantos da mídia esportiva uma série de silogismos falsos, repetidos pela maioria da torcida avaiana. Bom, eu é que não vou ficar com cara de tacho no final das contas, pois não vou repetir esses exemplos de ilações bobas.

Quem entendeu, entendeu. Quem não entendeu, copie e guarde para dar de presente a um amigo secreto neste fim de ano.

1 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets