As frases ridículas do futebol chinfrim

quinta-feira, 17 de março de 2011

O futebol nunca foi assim um ambiente de formação intelectual. Não se faz análises com muito critério e há muito mais transpiração que inspiração. Está carregado de senso comum e possui jargões e frases de efeito, que servem de bengala, na maioria das vezes, para a inaptidão ou insuficiência de recursos.

Ele possui, para sacramentar isso, algumas frases curiosas. Umas engraçadas, outras um autêntico sintoma do que nosso subconsciente percebe, mas não tem coragem de dizer. Queres ver uma coisa? A frase: “o time está evoluindo”. O que significa isso? Ora, isso quer dizer que não se jogou nada até agora, o time para o qual o alucinado torce é medíocre, mas já valoriza um passe certo que foi dado a poucos metros, coisa que deveria ser normal. Aquele “lançamento” longo, mais conhecido como bagão, onde um cabeça de bagre bota outro pra correr e a bola vai pela linha de fundo, para times medianos é a 8ª. maravilha do universo. E se ouve na torcida um “puxa, se ele pegasse”. Ou então a jogada daquele zagueiro, que sempre falha, madeira de dar em doido, mas que numa jogada aleatória consegue pôr para escanteio uma bola que tinha o endereço certo do gol. E é aplaudido por torcedores e pelo banco. “ele é jovem e merece mais uma chance”, aposta o treinador que tem a cabeça a prêmio por escalar um inepto. É assim que significa a tal “evolução” de times ruins em campeonatos: depende da sorte e da tal “raça”, pois em qualidade deixa a desejar. Time que vive “evoluindo” apenas participa do campeonato.

Uma outra frase interessante é: “vamos continuar trabalhando”. Isto representa o seguinte: o time não está jogando nada, perdeu feio e ninguém sabe o que fazer. É a frase mais comum dita para mascarar incompetência ou para dar desculpa esfarrapada. Normalmente, o treinador gastou a quantidade de besteiras que tinha, alguns jogadores fizeram corpo mole e ninguém já está nem aí para as coisas, para melhorar. Ora, qualquer infeliz sabe que atletas de ponta, como são os jogadores de futebol, só conseguem vitórias com treinamento. Muito treinamento. Horas e horas exaustivas de treinamento. Se estão sendo derrotados consecutivamente ou o time não rende, além de serem um monte de perebas, é sinal de falta de treinamento. Simples.

Há uma frase maravilhosa: “jogar com regulamento embaixo do braço”. Essa é aquela proferida por dez entre dez treinadores covardes. Um time de futebol joga para ganhar, para vencer campeonatos, e para ganhar dinheiro e se auto-custear. O resto é balela. Uma desculpa esfarrapada para quem administra mediocridade. “ah, esse campeonato é difícil, vamos jogar pelo regulamento”. Conversa! Todo desafio na vida se torna difícil para quem não tem capacidade, conhecimento ou habilidade para enfrentá-lo. Ou é um medroso que molha as calças à primeira cara feia.

Mas a frase mais fabulosa, verdadeiramente lapidar é “empate é um bom resultado”. Esta é a máxima desculpa para incompetentes. Para medrosos e cagões. Vitória, empate e derrota são conseqüências de um jogo e das circunstâncias, mas os objetivos de qualquer jogo são as vitórias. É óbvio. Treinadores de futebol que não sabem mais o que fazer com um time perdedor, ou que são ruins mesmo de dar dó, verdadeiras mulas sentadas no banco de reservas, vivem com o time recuado, cheio de zagueiros e cabeças de área, acovardado e consultam o relógio a toda hora, com medo de tomar um gol nos minutos finais. Têm medo, muito medo. Empate, para eles, é goleada.

Qualquer semelhança com a nossa realidade não é coincidência.

2 comentários:

  1. Herondino disse...:

    Perfeito, Alexandre. Nem um mísero retoque na tua postagem. Cagões é a palvra exata. Parabéns!

  1. Anônimo disse...:

    Alexandre, me permita utilizar um jargão, muito batido, para comentar este post:"O medo de perder tira a vontade de ganhar" ou "o medo de errar tira a vontade de acertar".
    Peter.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets