A decisão postiça

sábado, 7 de maio de 2011

Neste domingo teremos uma das partidas da decisão do Delfinzão 2011. Serão dois jogos onde estarão presentes o leite semidesnatado de nosso futebol. Disputarão Criciúma e Chapecoense o título de um ano ridículo para os times da série A em nosso Estado, mas que será registrado na história.

Há muito tempo que o campeonato catarinense deixou de ser importante para Avaí e o time doladelá. Desde que passaram a disputar as séries altas do campeonato brasileiro, o Catarinense é apenas um refugo, um salgadinho para acompanhar a cerveja. Os dois maiores clubes deste Estado, é bom que se diga, não estão nem aí para este torneio. São campeões por obrigação, porque as campanhas lhes cai no colo. Fazem pouco e ainda enganam suas torcidas com falsas promessas. O que eles querem é outra coisa. Mas que outra coisa é essa, que os faz desprezar o estadual?

Todos nós, que acompanhamos o futebol neste Brasil il il il, sabemos que os estaduais são campeonatos preparatórios para competições de maior sabor. Os diversos clubes, espalhados pelo país afora, disputam estes campeoantos com um olho em competições que lhes dá prestígio. Dentre elas a Copa do Brasil e a Libertadores, tendo no meio de tudo o campeonato mais acirrado do planeta, o Brasileirão. Os estaduais são ferramentas para amolar o corte.

Contudo, vemos disputas "sangrentas" entre os rivais por aí. E os clubes, para não perderem ao menos em suas respecitvas praças, vão fazendo times fortes e competitivos, de maneira a beliscar, quem sabe, uma vitória nos clássicos locais. E, assim, as competições vão ganhando importância.

Em Santa Catarina, para ficar apenas em nossa realidade, nossos principais clubes se preocupam com os campeoantos externos e dão de ombros para as disputas no próprio quintal, resultando em decisões onde times semi-amadores são capazes de ser campeões. Ou, como neste ano, com uma decisão onde o principal clube foi rebaixado no ano passado e obtido o "acesso" pela janela, na maior decisão sem-vergonha de nosso futebol.

Mas, como o nosso povo adora samba e pizza, tudo acaba bem. E lá nave vá!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets