Quem está do nosso lado?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maquiavel dizia que para ser bem aconselhado é preciso ser sábio, pois um idiota cercado de sábios, não entenderá os conselhos; se estiver cercado de idiotas e sábios, ouvirá os idiotas; se puder escolher seus conselheiros e ministros por si mesmo, o idiota escolherá idiotas.

A administração de qualquer negócio, seja um Estado ou um município, o condomínio ou até nossa casa depende exatamente disso, da escolha dos que estarão ao nosso lado. Num mundo democrático, os administradores públicos são escolhidos pelo povo, mas o administrador, na maioria absoluta das vezes, escolhe quem estará ao seu lado por confiança. Teve carta branca para isso e tal voto de confiança é exclusivamente seu.


Os administradores de empresas privadas, por sua vez, escolhem seus parceiros de trabalho pela competência, onde o conhecimento da função, as habilidades inerentes e as atitudes para tomar as decisões são constatemente medidas. E claro, também, com uma boa dose de confiança.


Na vida pessoal fazemos escolhas por afinidades. Um casamento, por exemplo, ocorre quando escolhemos a pessoa que nos passará confiança por uma boa parte da vida. Passaremos a dividir salivas, suores e cheiros diversos com uma pessoa estranha, olha lá, por isso a confiança será extremada. Um amigo também entra no mesmo patamar de escolhas e de afinidades.


Dessa forma, sempre estará ao nosso lado a pessoa que é nosso espelho. É a que completa o que nos falta. é a que toma as decisões que geralmente não tomamos, mas aprovamos. Isso é assim em todas as instâncias de nossa vida.

Deu pra entender?

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets