Quem acredita no Avaí?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Acreditar é algo muito forte. Requer desprendimento, dedicação, confiança e respeito. É uma condição psicológica. A gente acredita naquilo que nos dá conforto. Seguindo essa lógica, quem possui uma ponta de dúvida não crê, o quê é válido para todas as manifestações humanas.


Os torcedores avaianos acreditam no Avaí. Em qualquer tempo e em circunstâncias variadas. Até o mais ferrenho e cruel corneteiro, aquele que só vai ao estádio para vaiar, xingar e desmerecer jogadores, acredita. Só o fato de ir ao estádio é motivo de crença em sua paixão. A cornetagem é uma válvula de escape, um cinismo ao contrário.

Não se pode dizer o mesmo da direção do clube, que tem feito o possível para rebaixar o time, haja vista a quantidade de erros cometidos. Há até dirigentes que nem se importam, assim, com o nosso uniforme e preferem puxar o saco de jornalistas com camisas de outras praças. Outros torcem por times de diversas cidades e fazem bico no Avaí.

A comissão técnica prefere usar a dúvida, uma vez que nem sempre põem em campo os jogadores de melhor capacidade técnica. Onze dentre dez técnicos preferem os jogadores de sua confiança (ou da parceria!) à confiança no time como um todo.

Mesmo até entre alguns jogadores pouco vemos os que acreditam. Em sua maioria, o Avaí é apenas uma passagem, uma oportunidade, uma forma de estar em evidência para um contrato, logo a seguir, com um time de maior expressão.

Da imprensa mesmo, é querer que chova no Saara. Principalmente aqui na Capital, onde os jornalistas se banqueteiam com hortaliças regadas a café ralo e, ato contínuo, vivem a buscar motivos para desacreditar ainda mais aquilo que já está complicado. Não há matérias isentas. Todas possuem o tempero do negativismo.

Da Federação é aí que nunca vemos nenhum motivo de crença em nosso futebol. Age como se o futebol fosse uma obrigação e a sua função ali é de apreciar a qualidade de escoceses legítimos ou de havanas perfumados. Cuidar do nosso futebol é para ingênuos e incautos.

Resta, então, aos bravos e valorosos torcedores avaianos a tarefa de acreditar, sempre. A eles é forçado entender que o futebol é caro e difícil e, por isso, devem pagar caro para sanear as despesas. Aos torcedores fiéis e crentes em sua paixão não é possível exigir, cobrar ou criticar, mas apenas e tão somente apoiar, aplaudir e admirar, mesmo que uma série de atentados ao bom senso seja cometida.

E o torcedor avaiano, é verdade, não está nem aí, pois é sua condição, sem a qual não existiria, de acreditar que um dia sua vida será menos amarga e seu time será menos medíocre. É o que o faz ser torcedor. É o que lhe basta.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Concordo; o que me admira é esses bocós que dirigem o Avai deixar essa legião de estrangeiros, oportunistas, se apoderarem do clube, aí, só resta a torcida!.
    Eron

  1. Aguiar,

    Penso que se o clube seja apenas um ponto de passagem, uma oportunidade, é comum no futebol, afinal, eles vivem disso, é seu trabalho. Agora dizer que tem dirigente deixando o clube passar por "MANÈ e BOCÒ" é palhaçada né? Me admiro do ZUNINO que deixou essa vergonha acontecer. Só aqui mesmo. Quando li pela primeira vez sobre assunto, não acreditei e pensei que fosse piada. Depois as noticias foram correndo sobre a camisa do fluminense... Mas fiquei tão indignada que optei por não dar mais moral e propaganda ao Fluminense e nada postei.

    Você disse bem: Nós torcedores acreditamos e tenho certeza de que de alguma maneira essa nossa crença e paixão pode contaminar os jogadores e fazer as coisas acontecerem hoje e mudar o rumo do campeonato pelo menos para nós.

    Hoje estaremos lá!
    Prá cima deles Leão!

  1. Beto_Gabira disse...:

    Torcida é tudo em um time de futebol, estaremos lá para ser o 12 jogador, isso se o Galo nos escalar, vamos lá pessoal com a camisa do leão não me vem com camisa do tricolor por favor(brincadeira)

  1. Tirando a polêmica de lado... Hoje todos caminhos levam a Ressacada, e estaremos lá, mesmo no frio, mostrando a força que tem a Camisa 12.

    Ruge Leão! Estamos contigo!

    Vamo Vamo Avaí!!!!!!!!!

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets