A Mosca no Suco

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Parte 1

Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte era tenaz, continuou a se debater a se debater e a se debater por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro.

Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como um elogio à persistência, que, sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso, no entanto...

Parte 2

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:

"Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo".

A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio ... de suco.

Fonte: de uma compilação de Esopo, La Fontaine e Rafinha Bastos.

3 comentários:

  1. E asim, está nosso time...
    Nossa diretoria precisa "dar ouvidos" a nós torcedores (que somos e fazemos o Avaí acontecer), precisamos ser ouvidos, precisamos voltar a fazer a Ressacada um caldeirão, os jogadores precisam ouvir nossa voz!!! Somada nossa força, com um pouco mais de atitude dentro de campo, conseguiremos sim, sair dessa situação, e não afundaremos...

  1. Gilberto disse...:

    É Alexandre, e Dinho ... trazendo a fábula para o futebol do Avaí, ano passado era leite e este ano parece que não tivemos a mesma sorte. A mosca Avaí caiu em outros líquidos, um lago quem sabe e talvez como Narciso de tanto apreciar o seu reflexo no lago acabou nele mergulhando e se afogou.
    Daí conta a lenda que as flores que ficavam ao redor do lago, tristes pela morte de Narciso, perguntaram ao Lago se ele também chorava pela ausência da beleza de Narciso. Ao que o Lago respondeu com outra pergunta: "Narciso era belo?", e emendou: "Estou triste por que sem Narciso eu não posso ver a minha beleza refletida em seus olhos!".
    É Avaí, tal qual mosca, ou tal qual Narciso não percebes que muitos querem te ajudar, mais os poucos pelos quais te apoias só te usam para a própria "beleza" explorar!

  1. Fábio Azurra disse...:

    Acho que to vendo esse filme.
    Abs

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets