No reino dos buracos de avestruz

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O cenário que se descortina para o Avaí até o final do ano é muito claro. É o cenário de só um cego não vê, ou o de não tapar o sol com a peneira. É o dito cenário da razão. Os racionais, aqueles dotados de capacidade intelectual impar e metidos a espertos, já decretaram a queda do Avaí. E os motivos são vários.

Temos a alegada queda natural, a do time que não joga e fatalmente será rebaixado. Essa é a mais comum, presente na passividade da maioria.

Há a queda propagada pelos bipolares, para a seleta corriola dos seguidos da mídia, aqueles que vivem com um radinho no ouvido escutando o miguelito, afirmando, com sua razão, o time ser de bagaceiros e irresponsáveis. É o tipo da alegação furada, pois basta uma ou duas vitórias para ser sacramentado novamente como time de guerreiros. Aliás, de vez em quando eu vejo esse tipo de torcedor, alugado pela mídia, tirar o fonezinho do buraco de escutar e arrematar: “rapaz, o Miguel tá puto com esse time!” A minha cara nesta hora, evidentemente, não é a de melhores amigos.

Temos ainda a queda do exemplo a ser seguido. O time deve ser rebaixado para mostrar que não é assim que se faz futebol. Este time, segundo essa tese, não pode escapar, pois assim estaríamos dando razão à diretoria.

Há também a tese dos que usam fraldões geriátricos e têm desarranjos intestinais, que é quando o sujeito nem quer mais ver o time jogar e ainda exige que se façam alguns jogos longe daqui, que é para não passar vexame. Chamada também de tese da auto-estima baixa e rastaqüera. Para estes o Avaí não deveria nem existir. Imagine, passar vergonha!

Pois eu digo que essa aceitação passiva do cenário é o que mais irrita. Claro que o futebol apresentado até aqui é digno de pena. É frustrante. E não somente pelo Avaí, mas pelos outros 19 participantes do Ricardão-2011.

Pois vou fazer igual fazem os racionais, que adoram olhar para o terreno do vizinho. Quem aponta aí o campeão deste ano? Tic...tac...tic...tac. O tempo passa. Vamos lá, quem vai ser o campeão deste ano?

Ninguém aponta. Não há um único time neste campeonato de encher os olhos. Há alguns chutes, mas de verdade, mesmo, ninguém sabe.

O próprio time do Palmeiras, neste jogo com o Avaí, mostrou que sem mais dois titulares estaria brigando pelo rebaixamento. Tem um jogador que bate bem as faltas e escanteios, um bom zagueiro e um atacante inferninho, que incomoda as defesas. 

E aí? Mais nada? Ah, tem o Vasco. Pois, o Vasco tomou de 4 do time que tem mais cones que o Avaí, o América.

Flamengo? Alguém viu o Flamengo jogando por aqui? E o Curintia? E o time doladelá das pontes, que muitos adoram se espelhar para comparar?

O time do Avaí, tirando um jogador ou outro, não é muito diferente dos outros. O principal problema de nosso time é confiança. Nitidamente, para quem acompanha futebol há mais de 4 décadas, percebe-se que alguns jogadores estão com medo de errar. Fogem da bola. Escondem-se atrás dos marcadores. Não batem faltas, escanteios, até de cobrar laterais eles fogem. Se possível, nem no banco querem ser escalados. Há alguns até pintando o cabelo, que é para não serem mais reconhecidos.

Ah, então estou passando a mão na cabeça dos jogadores? São uns coitadinhos? Não, pare de interpretar textos atabalhoadamente e reflita, se se acha tão racional assim. O Avaí ainda não entrou no campeonato. A continuar assim será rebaixado, sem dúvida. Mas, basta um pouco de confiança e ele ganha as partidas que precisa para sair dessa. E, sim, depende da torcida para isso, sim, senhor. Ué, tu aí és torcedor de vitórias? Torcedor modinha? Adicto do PFC. Não gosta de se sentir envergonhado, neném? Na podre tu escondes a cabeçorra no buraco? E depois vem me dar discurso de racional.

Pois sim!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets