Quando errar não é humano

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Uma das famosas frases da tal Lei de Murphy, aquele conjunto de regras e lógicas do dia a dia, diz que "Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente essa será a maneira escolhida por alguém para executá-la". E outras palavras, se alguma coisa pode dar errada, com certeza dará, da pior maneira e no momento mais ruim. Basta que se faça a devida escolha.

Errar ou acertar as coisas é natural. Corrigir é que é humano. Os humanos somos dotados de capacidade racional. Percebemos e analisamos o mundo ao redor. Nos conduzimos para o melhor, de maneira a economizar energia. Sempre foi assim em todos os aspectos da humanidade. A civilização sempre se encaminhou para uma etapa onde se deve gastar menos. Não é concebível um caminhar para o pior, para o gasto, para o consumo desenfreado, uma vez que tal atitude, fatalmente, nos levará ao fracasso. Você duvida? Observe o mundo em que vivemos, com as crises econômicas e mudanças climáticas e reflita sobre as condutas da humanidade atualmente. Isso é assim para qualquer etapa da vida. O gastador paga, o perdulário sofre e a conduta errada leva ao fracasso.

Trago esta análise para o mundo avaiano, essa parte da humanidade assombrosamente maluca, a parte que nos cabe. Errou-se muito em dois anos distintos, numa velocidade absurdamente alta e inconcebível. Há um elenco de coisas a ser debatidas e vou expô-las com cuidado e devida análise. Tenha-as prontas, para desespero das alices que me adoram. Logo, logo, vou trazer para cá, mas quando eu quiser.

No geral, fizemos o possível para estarmos na situação que agora nos encontramos. Somos o retrato das vaidades assombrosas e do consumo exagerado de energia. E, o quê é pior, tudo conspirava ao nosso favor. Mesmo fazendo uma das piores campanhas de times nos torneios do Ricardão, faltando poucas rodadas para acabar ainda temos chances. É uma prova de que nem precisava, assim, de muita força para nos mantermos. Bastava algum cuidado básico. Um time comum, sem muitas estrelas e jogando junto já seria o suficiente. Duvida disso também? Há um time por aí, da periferia, que está a poucos pontos de uma Libertadores, jogando um futebolzinho simples, cuja principal estrela é um jogador que vive do DM para o campo. A propósito, nem a torcida deles acredita.

Para a próxima temporada o Avaí, ou melhor, a diretoria que compete ao futebol, deve rever certos princípios. Algumas condutas foram medianas, coisa de gincana de colégio interiorano. É preciso profissionalizar não apenas departamentos, mas comportamentos. Admitir que um erro é perfeitamente natural, mas que mantê-lo, não. Porque, senão, a bola de neve da conta pode aumentar de uma maneira tão alta que acaba engolindo os bons, os maus e também os vaidosos.

O Avaí é muito mais do que um mero conjunto de erros e acertos. É uma instituição respeitável e respeitada. Essa história não pode ser apagada por conta de atitudes juvenis.

11 comentários:

  1. Sérgio disse...:

    "Admitir que um erro é perfeitamente natural, mas que mantê-lo, não. Porque, senão, a bola de neve da conta pode aumentar de uma maneira tão alta que acaba engolindo os bons, os maus e também os vaidosos." Acho que infelizmente este tempo já passou e o reconhecimento do erro é algo difícil destes dirigentes avaianos aprenderem. Basta ver a última entrevista do presidente (nem vou falar das entrevistas amalucadas do baita técnico que ele arrumou).

  1. LUGO disse...:

    Aguiar,

    Boa a reflexão, mas está no tempo verbal equivocado, posto que os agentes do erro são conhecidos e não podemos nos incluir o sermos incluidos.
    Portanto, ressalvo que deves articular na terceira pessoa do plural, ou melhor, criar um denominação a esse grupo de desvairados, por um unico motivo, não fui ouvido nisso.
    Abço.

  1. Anônimo disse...:

    Ficamos ate sem palavras pra comentar tal incompetência, o certo é que por um bom período deixarei de ir a Ressacada, por consequencia nao pagarei mais as mensalidades de socio (2)cadeiras D, um estado de fragilidade nos agarra, como puderam fazer isso com o nosso Avaí, FORA DAQUI A TODOS QUE NOS HUMILHARAM.



    JC

  1. Anônimo disse...:

    amigo a palavra errar está no título do post, o texto é comprido e bonito, mas nenhuma vez o amigo citou o presidente zunino. como consegue a proeza? rs
    tasso

  1. Sergio, admitir erros e corrigi-los nunca é tarde. Até porque, embora vamos remar tudo de novo e teremos que rever nossos conceitos, temos que considerar que o mundo não acabou.

  1. Lugo, concordo, mas uso nesse tempo verbal para enfatizar que caímos todos. Ressalto que o Avaí é um conjunto. Rebaixamos, todos. Ainda que eu não esteja imputando culpa à torcida, mas ela vai junto.

  1. JC, a única coisa que me afastará da Ressacada será a confirmação do homem das letras por lá. Aí não vai dar mesmo. Caso contrário, o Avaí é meu time e vou continuar indo.

  1. Tasso, é porque eu estou segurando o saco do homem. Não dá pra pensa em duas coisas ao mesmo tempo.

  1. Anônimo disse...:

    Aguiar a quem desta diretoria compete assumir o erro.


    Cocoroca Avaiana

  1. Boa pergunta, Cocoroca. Quem tu achas? O presidente tem a sua boa parcela de culpa, é claro, mas que tem uma porção de mala vaidoso, meu velho, tu não sabes.

  1. Esses anônimos não aprendem mesmo. E o pior é que eles não sabem que eu já tenho a carteirinha deles. Coitchados.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets