A sacramentação de nosso patrocinador master abre uma discussão sobre o processo de informação que ronda a Ressacada. Existe, tacitamente, oculto, nos textos subliminares, a preocupação em divulgar tudo e para todos os fatos que vão surgindo. A rede de blogueiros, que não tem papas na língua, faz isso, tanto quanto a mídia oficial que cobre o dia a dia no estádio. No meio desse caminho há a assesoria de imprensa do clube. Mas há, também, os circundantes.
Antes, é preciso dizer que certos eventos, como a apresentação de novos uniformes, o contrato com um patrocinador de peso, as campanhas de sócios, o relacionamento com a mídia, tudo são situações que existem em qualquer time de futebol no mundo. Ninguém pense que somente o nosso Avaí venha sofrendo com isso. Porém, num time que se propõe um BRIC da vida, ocupando nichos que os grandes vão deixando, esses acontecimentos atrem público e movimentam os meios de comunicação, razão direta de sua importância num contexto mais global.
E é aí que está o segredo em se trabalhar com a informação. Dito pelos dicionários, a INFORMAÇÃO é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados e fatos, de tal sorte que representa uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe. Ou seja, quem recebe uma informação tem alterado o seu estado de conhecimento e quem a transmite tem a intenção de provocar esta mudança.
E isto é tão sério, suas implicações são tão abrangentes, que há ciências críticas e acadêmicas voltadas para isso. Há uma sistematização avançada inerente ao conjunto de informações.
Por isso, a divulgação de informações, que é a comunicação, o ato de transmitir e receber mensagens, quando em instituições sérias e confiáveis, deve possuir um planejamento de competência assegurados pelos conhecimentos envolvidos, as habilidades avaliadas e as atitudes controlodas.
O resultado final deve ser o bem comum da instituição, algo que lhe dê credibilidade no entorno em que está envolvido e nunca, jamais em tempo algum, um apego a vaidades chinfirins. Senão, isto deixa de ser um processo de informação para se tornar uma simples e mera fofoca.
O segredo da informação
Postado por
Alexandre Carlos Aguiar
às
08:33
sábado, 22 de maio de 2010
Marcadores:
"comunicação interna"
2 comentários:
-
Demora num momento, ou acelera em outros. São coisas pontuais. Mas isso é reflexo de planejamento equivocado no trato das comunicações internas. Creio que a questão reside na origem, e não nas conseqüências.
O Avaí, como instutição, sua diretoria, seus funcionários, sua comissão técnica, e até seus torcedores têm que entender o que é informação e o que é fofoca. E o quanto que cada uma dessas coisas está relacionada à vaidade de cada um.
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Acho que não é questão das informações, mas sim a questao da demora, da agilidade. Também existe a falta de uma comunicação mais próxima ao seu maior patrimônio.
Essas são as queixas, creio que quem reclama disso, não reclama à toa não.
Abraços,