O segredo da informação

sábado, 22 de maio de 2010

A sacramentação de nosso patrocinador master abre uma discussão sobre o processo de informação que ronda a Ressacada. Existe, tacitamente, oculto, nos textos subliminares, a preocupação em divulgar tudo e para todos os fatos que vão surgindo. A rede de blogueiros, que não tem papas na língua, faz isso, tanto quanto a mídia oficial que cobre o dia a dia no estádio. No meio desse caminho há a assesoria de imprensa do clube. Mas há, também, os circundantes.

Antes, é preciso dizer que certos eventos, como a apresentação de novos uniformes, o contrato com um patrocinador de peso, as campanhas de sócios, o relacionamento com a mídia, tudo são situações que existem em qualquer time de futebol no mundo. Ninguém pense que somente o nosso Avaí venha sofrendo com isso. Porém, num time que se propõe um BRIC da vida, ocupando nichos que os grandes vão deixando, esses acontecimentos atrem público e movimentam os meios de comunicação, razão direta de sua importância num contexto mais global.

E é aí que está o segredo em se trabalhar com a informação. Dito pelos dicionários, a INFORMAÇÃO é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados e fatos, de tal sorte que representa uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe. Ou seja, quem recebe uma informação tem alterado o seu estado de conhecimento e quem a transmite tem a intenção de provocar esta mudança.

E isto é tão sério, suas implicações são tão abrangentes, que há ciências críticas e acadêmicas voltadas para isso. Há uma sistematização avançada inerente ao conjunto de informações.

Por isso, a divulgação de informações, que é a comunicação, o ato de transmitir e receber mensagens, quando em instituições sérias e confiáveis, deve possuir um planejamento de competência assegurados pelos conhecimentos envolvidos, as habilidades avaliadas e as atitudes controlodas.

O resultado final deve ser o bem comum da instituição, algo que lhe dê credibilidade no entorno em que está envolvido e nunca, jamais em tempo algum, um apego a vaidades chinfirins. Senão, isto deixa de ser um processo de informação para se tornar uma simples e mera fofoca.

2 comentários:

  1. NOBRE AZURRA disse...:

    Acho que não é questão das informações, mas sim a questao da demora, da agilidade. Também existe a falta de uma comunicação mais próxima ao seu maior patrimônio.
    Essas são as queixas, creio que quem reclama disso, não reclama à toa não.
    Abraços,

  1. Demora num momento, ou acelera em outros. São coisas pontuais. Mas isso é reflexo de planejamento equivocado no trato das comunicações internas. Creio que a questão reside na origem, e não nas conseqüências.

    O Avaí, como instutição, sua diretoria, seus funcionários, sua comissão técnica, e até seus torcedores têm que entender o que é informação e o que é fofoca. E o quanto que cada uma dessas coisas está relacionada à vaidade de cada um.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets