Ensaio sobre a cegueira

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A morte do grande Saramago abre um vácuo na Literatura. Ficamos, todos os que gostamos da arte da leitura, órfãos. Afinal, sua palavra era estupenda e espetacular, descrevendo de maneira ácida e incisiva a condução da mente das pessoas por gente interesseira, ambiciosa e com objetivos de poder. Em seus textos, Saramago dava-nos a oportunidade de compreender o essencial por detrás da obscuridade. Como Platão, em seu Mito da Caverna, com a diferença que Saramago possibilitava, além disso, uma crítica construidora.

Bem guardadas as proporções, e trazendo o mundo das Artes e da Filosofia para o nosso cotidiano, o que estão fazendo os blogueiros avaianos, em suas críticas na condução dos caminhos que nossa maior paixão, o Avaí, está tomando, nos revela a importância que se dá a isso, ao seu destino, e a preocupação com o futuro.

Ora, os blogueiros têm uma motivação, que é perceber o que está se passando, e uma reação, emitir uma opinião. Porém, essa conduta traz uma história de vida envolvendo-se com as coisas do Leão da Ilha desde tempos imemoriais. E a experiência nos permite a predição, a antevisão do que poderá vir a ocorrer, se os devidos cuidados não tiverem sido tomados.

É bem verdade que em algumas situações, o senso comum prevalece. A percepção desvinculada de conhecimento e a emissão de uma opinião acalorada e sem fundamento geram distorções, que se dissolvem num caldo inócuo e sem gosto.

As últimas 48 horas, contudo, foram marcadas por uma forte rejeição da torcida e dos blogueiros quanto à medida descabida, acintosa e insensata nessa quebra de contrato, que será a cobrança de ingressos para os sócios que forem assistir aos jogos do torneio caça-níquel da RBS em nosso estádio. Os blogueiros se insurgiram, pois tem em poder a voz escrita, porém repetem o descontentamento que vai crescendo e se multiplicando em meio à toda torcida do time das listras verticais azuis e brancas. Os blogueiros, diferente do que possa imaginar um incauto doutor em marketing, não querem o MAL do Avaí. Muito pelo contrário, a paixão pelo Avaí é que está falando mais alto, mas muitas vezes com pitadas de boa razão.

E não é outro o intuito a não ser desvelar uma cegueira que, parece, está tomando conta da direção avaiana. Um dos sentidos vitais à percepção do mundo parece estar faltando a alguém e esse alguém há que ler Saramago. Nem que seja o prefácio.

1 comentários:

  1. Chuleta Avaiana disse...:

    Lamento informar: no Avai, não encontrarás ninguém que consiga ler o prefácio das obras de Saramago...
    Estão preocupados com bajulações e em quanto vai entrar em seus bolsos...
    Abraços!
    André Tarnowsky Filho

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets