Uma palavra estranha

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Há uma palavra circulando por aí, daquelas que nos martelam sem nem mesmo a gente saber a razão da idéia fixa. Ela é ouvida e lida constantemente. E, tal um exorcismo roliudiano, é invocada para satisfazer nossas tensões existenciais, ou mesmo para explicar o mal desempenho de um time de futebol.
A palavra é PARCERIA.
Fui ao meu camarada de angustias e desesperos gramaticais e lingüísticos, o Aurélio, e conferi:
parceria

Substantivo feminino.

1.
Reunião de pessoas para um fim de interesse comum; sociedade, companhia.
2.
Bras. Grupo de dois ou mais compositores de música popular.


Não contente, pois me apoquentava a mufla a sua insistência em rondar minhas ruminações, fui mais além e pesquisei PARCEIRO:

parceiro
[Do lat. partiariu, por via popular.]
Adjetivo.

1.
Igual, semelhante, parelho, par.

Substantivo masculino.

2.
Aquele que está de parceria; comparte, quinhoeiro, sócio.
3.
V. cúmplice (2).
4.
Par, companheiro, consorte.
5.
Pessoa com quem se joga.

Hum, então quer dizer que isso, uma parceria, é simplesmente uma reunião de parceiros, de pessoas que desejam o bem comum, com projetos e objetivos iguais? Interessante, como diria uma certa raposa gaúcha.

E a grita da torcida, ao dizer que a parceria está dominando as ações no Avaí, faz sentido para o bem ou para o mal?

E mais uma perguntinha, para ser mais chato ainda: se a parceria decide a esse ponto apregoado pela torcida, significa que ela quer que o Avaí se estrepe? E em se estrepando, ela não teria um baita prejuízo?

Ah, são tantas as dúvidas!

2 comentários:

  1. Rodrigo V. R. disse...:

    Acho que o objetivo principal da parceria é expor seus jogadores para negociar. Com o sucesso do Avaí isso fica mais fácil, mas não é regra. Eu não sei a resposta correta, responde vc.
    Ceára 2 x 0 Avaí. E agora ?
    Abraços

  1. Então tu não leste o que está escrito acima. Se é parceria com o Avaí, então os jogadores que estão jogando fazem parte do Avaí, da vida do Avaí, da história do Avaí. Tem que parar é com esse sentimento refratário em relação ao L.A.
    Não é o LA Sports Futebol Clube, mas o Avaí Futebol Clube, ele faz pare do contexto. Não tem um time dele jogando, mas um time do Avaí.
    E outra coisa: imaginar que um dia vão embora e vão deixar o Avaí na mão, reflete o pensamento pequeno do começo da década passada, da falta de confiança nos nossos dirigentes. Até onde eu sei, de idiota o Dr. Zunino não tem nada.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets