Somos isso mesmo

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Passei o dia conversando com amigos, tanto avaianos como alvinegros, ainda tentando entender a façanha realizada pelo Avaí na noite desta quinta, dia 12 de agosto, em pleno Pacaembú, quando demos uma sapecada nos fundilhos do tal time Santástico. E foi um alvinegro quem me disse: "não se espantem, não. O Avaí é isso mesmo. É um time coletivo, que joga e abusa da velocidade".

Para quem acompanha o futebol jogado por aí, dos diversos campeonatos que passam pela telinha, não há mais mistérios. Não existem fórmulas mágicas e nem esquemas absurdos. O que há é gente afim de jogar ou gente preguiçosa. E quando um time quer e tem condições para isso, ele joga. É o que está acontecendo com o Avaí.

Normalmente, as partidas de futebol começam cadenciadas, com os times se estudando, exacerbando aquele tal de "respeito" e logo depois um deles se impõe e leva o jogo. Na grande e imensa maioria das vezes a coisa acontece assim. Porém, quando assistimos a um jogo do Avaí essa lógica se inverte.

O Leão da Ilha de Santa Catarina começa arrasador, tocando bola, com lançamentos profundos, ou marcando e funganfo o adversário no seu campo. É difícil ver o Avaí jogar encolhido e esperando o adversário dar as cartas. E mesmo que recue e passe a ficar atrás da linha da bola, está, na verdade, é armando um bote e no primeiro vacilo parte para o contra-ataque, rápido e fulminante.

Confesso que ainda não vi ninguém jogar assim. E por isso estou certo de que o Avaí vai mais longe do que almeja. Somos os melhores e imbatíveis? Claro que não e o jogo em Campinas mostrou isso. O que quero ressaltar é o jeito de jogar que o Avaí está apresentando neste campeonato, que pode dar uma condição ótima logo ali à frente.

Isso que estamos vendo o Avaí fazer é realidade, sim. Não é lance de sorte, ou de times adversários que joguem desfalcados. Não estamos contando com ajudas dos juizes, nem com arranjos obscuros. O futebol que estamos vendo, no momento, jogado pelo Avaí, é o mais belo futebol do campeonato. Sem ressalvas e sem rodeios.

1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    E se o Avaí ganhar do Corinthians hoje, podemos reivindicar o título do Paulistão? Lembro que o Guarani tava na segunda divisão de SP.
    http://alameda1976.wordpress.com/

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets