O burro que vestiu a pele de uma onça

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Diz a lenda que um burro, certa vez, encontrou uma pele de onça largada na floresta. Na mesma hora ele percebeu que era de uma onça muito antiga e temida pelos bichos da região, tendo sido morta pelos caçadores. Então, o burro bolou a brincadeira de vestir a pele e se esconder numa moita, pulando fora sempre que algum animal passasse.

Os primeiros a passar foram o jacu e a capivara, que se assustaram quando viram aquela onça enorme, mas saltitando estranhamente em sua direção. Fugiram apressados, com medo de serem engolidos pela fera. Mas, em certo ponto, pararam e ficaram esperando o que deveria acontecer.

Em seguida, vieram o coelho, o cervo e o gambá, que também se assustaram diante daquele animal terrível à sua frente, remoendo um galho de folhagem pendurado nos lábios. Correram rapidamente para atrás de uma grande árvore, na esperança de a onça não os perseguir até ali.

Logo depois, o sapo e o tamanduá se sentiram intimidados quando o burro na pele de onça, mais uma vez, abordou os novos incautos. Desta vez, suspeitaram ver enormes orelhas saindo por trás dos pelos da onça e acharam isso um fato estranho para aquele animal.

E assim foi durante o resto do dia, com todos os bichos da mata correndo tão logo o burro na pele da onça surgisse. Ele estava gostando tanto da brincadeira, de ver a bicharada fugir dele, que começou a se sentir a própria onça em pessoa, cruel e sanguinária, e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Foi nesse instante que a raposa, que também ia passando por ali, ao fugir com os outros, virou-se e se aproximou do burro na pele de onça.

- O, onça! – chamou a raposa. – Que tipo de rosnado é esse?

Nisso, os outros bichos foram aparecendo e se acercando do burro em pele de onça.

- Eu nunca vi onça saltitando! – declarou a capivara.

- Eu também nunca vi onça comendo folhas. – apressou-se o cervo ajudado pelo coelho.

- E muito menos orelhas tão grandes como estas para uma onça. – emendou o tamanduá.

Imediatamente, todos os bichos foram chegando cada vez mais perto do burro e apertando sua fantasia. De repente, todos gritaram:

- Pô, mas é o burro. O nobre burro.

E a raposa continuou:

- O, nobre burro, o que fazes numa pele de onça, seu desavisado?

O burro, então, vendo-se acuado e intimidado, largou um zurro alto e horrível, como se quisesse imitar uma onça, que de tão forte rasgou-lhe a boca, deixando a língua pendurada e sem mais poder falar. Vendo-se assim, neste deplorável, virou-se e correu para o funda da mata e nunca mais se ouviu falar dele.

Lição da história: Quem vive atrás da moita, com disfarces e aparências falsas, tentando intimidar os outros, se tornará medíocre e tolo, sem personalidade própria.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    OPA nao sou de comentar mas tento ler seu blog: http://www.youtube.com/watch?v=osPf3XajrIY

  1. Zulmar disse...:

    Amanhã conta aquela do chapeuzinho vermelho tio?

  1. Anônimo, tem que fazer um esforço. Não é difícil.

  1. Zulmar, eu vou contar, mas aquela parte em que o lobo come a vovozinha eu vou tirar. É que te crianças na sala.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets