O vídeo postado no ótimo blog do Rodrigo Santos, cuja repercussão foi quase nula pela mídia do Estado, apresenta o "mais da coisa", o mundo das arbitragens no futebol.
Segundo o Rodrigo, na entrevista, concedida ao programa "Dentro da Área", do Canal 20 de Criciúma, apresentado por Giselle Tiscoski, Milioli Neto e Paulo Coutinho, Marcelino fala sobre seu desligamento dos quadros da federação, rebate denúncias e confirma a versão que Valdir Lodetti, vice-presidente da FCF, disse ao mesmo programa no final de junho, que não havia sorteio de arbitragem na Federação.
Não fala do erro de arbitragens em si, mas deixa a entender o quanto se precisa mais bem avaliar essa categoria de pessoas que estão diretamente envolvidas no âmbito do futebol. Não podem estar jogados à própria sorte ou decidir a sorte dos outros. É preciso, acima de tudo, profissionalizar esse ator no teatro da atividade mais rica, em todos os aspectos, no mundo atual.
Há muito que numa atividade deveras profissional como é o futebol, à categoria de árbitros é deixado o mérito do acaso, da demonstração de incompetência de que errar é humano. E torcedores e dirigentes banalizam esta situação, num espetáculo de preguiça e leniência.
Árbitros de futebol decidem partidas e campeonatos e não sofrem as penas da sociedade por isso. E têm a sua vida também decidida por outros, em muitos casos, os próprios dirigentes. Analisado sob uma ótica extremamente crítica, o conteúdo deste vídeo é pesado e duro. Num lugar sério, cabeças rolariam. Aqui, entra para o hall da fama das anedotas. Nesse caso, o conteúdo da piada é o próprio torcedor, esse idiota que acha ser sério o futebol.
Obs.: não consegui postar o vídeo. Sugiro acompanhar no próprio blog do Rodrigo.
Carlinhos,
A carreira de dois árbitros simplesmente ACABARAM por conta de maracutaias (Alfredo loebeling e Aparício pauletti), curiosamente ambos vinculados a episódios nefastos do time das letras, sem contar um soprador de apito rósea, que depois de certa final virou uma figura patética digna de pena.
O AVAI que abra o olho porque o novo mecenas do time das letras paga bem e um dos "consultores" de lá tem parentesco com o Teixeira
Abraços do Mao