A razão precisa de um empurrão neuroquímico

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Quanto mau humor logo cedo!

Inadvertidamente, as primeiras manifestações de raiva, conflito ou mesmo de simples irritação atingem nosso cérebro ainda nas primeiras horas do dia. É uma hora complicada, quando a maioria de nós não está em seu melhor momento. O clima pode esquentar rapidamente até o ponto em que você se sente capaz de dar um soco em alguém. Sua pressão vai parar lá no teto e você bate portas, quebra pratos, briga com os familiares, com o vizinho e é capaz de desfazer amizades. Sai desabalado de casa para evitar mais violência.

Uau! Seu cérebro emocional tomou as rédeas e levou sua razão para dar um passeio.

Segundo a ciência, isso pode ter uma causa muito simples: estômago vazio!

Ficar sem café da manhã pode contribuir para o mau humor matinal. Como sua mãe dizia quando você ficava irritado: “coma alguma coisa, já!”. É possível que ela atribuísse seu estado à falta de açúcar no sangue. Hoje, a ciência diz que a causa é, mais provavelmente, o baixo nível de serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor formado a partir de triptofano, um aminoácido que só pode ser obtido pela alimentação. Assim, quando estamos há algum tempo sem comer, tal qual ocorre de manhã cedo, nossos níveis de serotonina baixam e podemos ficar mais propensos à irritação.

A ciência já sabe há muito tempo que a serotonina está envolvida nas emoções. E diversos estudos associam níveis baixos de serotonina nos homens a atos impulsivos e, muitas vezes, violentos. É possível que tal conexão envolva também a testosterona, pois estes estudos não encontram a mesma relação entre violência e baixa serotonina nas mulheres.

O papel da serotonina no controle emocional ainda não foi totalmente esclarecido, mas é possível que esteja relacionado à agressividade, à raiva e à capacidade do cérebro de controlá-las. Parece que, quando os níveis de serotonina estão baixos e nos pisam nos calos, temos mais dificuldades em controlar nossa reação.

Como depende do triptofano, a serotonina é composta do que você come. Entre as melhores fontes estão os alimentos ricos em proteínas e o chocolate quente, a aveia, a banana, o leite, o iogurte e os ovos. Humm... isso parece ser um bom café da manhã. Experimente! E trate o mundo com mais calma.

Fonte: Scientific American

2 comentários:

  1. fora da ciência existem outros nomes que a sabedoria popular utiliza :cair da cama ou levantar com o pé esquerdo! hehe

  1. O que dá tudo no mesmo, camarada. hehe.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets