O Jirau

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Jirau é um troço muito conhecido pelos moradores do interior da Ilha. Trata-se de uma armação de paus ou bambus, conformando-se como um estrado de varas, que serve para guardar panelas, vasilhames e utensílios os mais diversos, na falta de um armário que cumpra a sua real utilidade.


É um equipamento para quebrar um galho, até que o dono da casa vá ao Koerich ou à Kilar e compre um armário decente. Normalmente o jirau se enverga diante do peso dos objetos ali dispostos, e o dono da casa tem que ajeitar uns tijolinhos ou uma cabeça de pedra, de forma a manter o negócio exercendo a sua função. Afinal, deixar panelas no chão, ao sabor de insetos e umidade, não é uma boa ideia.


Por mais insensato e displicente que isto pareça, ainda assim o dono da casa preza por suas panelas e objetos diversos, tanto que vai ajeitando o jirau de acordo com suas possibilidades. Quando recebe visitas, ele prontamente afirma que está dando um jeito e até que aquele jirau está dando conta do recado.


Mas jirau é jirau e uma hora tem que ser encostado. Não pode ficar definitivamente cumprindo uma tarefa que não é a sua. É apenas um quebra galho.


Por que será que quando vi um jirau hoje eu me lembrei do Avaí?

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets