O embuste da mídia que nós compramos

quinta-feira, 3 de março de 2011

As pessoas adoram um desastre. Acidentes em estradas, então, atraem dezenas de curiosos. Há quase um prazer orgástico para se apreciar algo terrível. Sangue, pedaços de corpos, cabeças rolando, um cérebro exposto, vísceras sangrentas. E um morto na beira da estrada é tudo o que se quer para saciar a sede por sangue, tal qual vampiros do horror alheio. Passado o susto, vamos embora. Mas ficamos atentos para mais um trânsito parado ali na frente.

E a mídia, sabendo disso, apela para o dramático, o terrível, o escabroso. Por esta razão é que notícia ruim vende mais que propaganda de jardim. Alguém já viu a população em peso indo às bancas comprar um jornal para apreciar a foto de um pôr do sol? Mas a foto de um cadáver é algo para se comentar durante um mês inteiro.

Digo tudo isso porque a necessidade em dar notícia ruim de nosso time é incrível. A cada momento os abutres midiáticos estão pondo a nossa comoção em cheque. E a gente compra. Nós, como reboques de caminhão descendo ladeira sem freio, vamos atrás. Acredito, eu, que o comportamento da mídia se dá por um wishful thinking às avessas. Ou seja, eles têm tanta vontade que as coisas dêem errado para o Avaí, que acabam vertendo notícias ruins a torto e a direito. São os espíritos de porcos urbanos.

A propósito, é bom deixar bem claro, que mesmo sendo bi-campeão estadual, o Avaí vem sofrendo com imprensa, arbitragens, federações e toda a sorte de cortinas de fumaça, possíveis ou não, como gosta de enfatizar o blogueiro Gerson Santos, do Avaixonados, situação que me deixa confortavelmente na condição de dizer que somos roubados e achincalhados na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Dessa forma, essa bengala eu não uso. Mofas! Já tenho mais de 18 anos.

Os problemas podem parecer ser graves na medida em que depositamos esperanças astronômicas para este ou aquele evento, para tal jogador, ou para uma determinada situação. Se estivermos tranqüilos e confiantes, os perrengues se resolvem naturalmente. O futebol tem bem mais de 100 anos e não ouvi dizer que alguém morreu porque teve uma luxação no tornozelo, ou um "desconforto" na musculatura.

Eles nos querem desesperados, pela razão de querermos nos desesperar, e não devemos dar esse gostinho. Vamos, como tenho insistentemente chamado a atenção, desprezá-los. Ah, mas o Avaí não se dá ao respeito. Bom uma coisa são atos de diretoria, outra é o comportamento da torcida. Eu faço parte da torcida.

O jogador fulano está lesionado? Tudo bem, temos um elenco qualificado e vamos resolver em campo. Temos time para ganhar o campeonato? Ainda não sei, mas não vou lamentar derrotas se ainda não jogamos.

O importante é pensar, com calma e serenidade, que faremos, sim, um bom 2º. Turno. O resto é sangue pra vender jornal. Que a mídia queira nos desejar o inferno, é problema dela. Que repercutamos as suas notícias, é tansice nossa.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Alexandre,

    Os caras da cbn tomaram uma comida de r... Hoje no meio da tarde por terem levado o goiano no programa da uma da tarde e o cara começou a abrir a caixa de Pandora que tem lá. A chamada foi tão grande que não falaram nada as sete da noite na tv com (nem um pio sobre as declarações do ex treinador) e passaram ininterruptos 25 minutos da coletiva do Jorginho. E falar que o presidente fantoche se mandou pro exterior no meio da crise tb não falaram. O chefe ta bravo com os grilos falantes da mesa bicuda. Bem bravo. Vão ter de passar a próxima semana inteirinha arranjando encrenca dentro do AVAI pra compensar a kaga...que fizeram ao vivo. CREU!

    Abraço, Pedro

  1. Pois é, Pedro. A coisa é escancarada. Está enfiado no nosso nariz. Mas a gente é, como é que se diz? conspiracionista.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets