O espetáculo sem aplausos

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Desde quando remávamos contra a maré na série B eu sempre sonhava com o estádio cheio num dia em que estivéssemos na Elite do futebol nacional. Para quem acompanhava o time naqueles tempos pré-históricos, sabíamos que era raro o estádio ter seu anel fechado de público. Não me lembro de partidas seguidas com mais do que 6 mil testemunhas entusiasmadas gritando "vamos subir Leão". Nem mesmo na memorável campanha de 2008. É fato.

O acesso abriu-nos possibilidades. Veríamos jogando contra o Avaí não mais Bragantinos, Brasilienses, Ituanos, São isso, São aquilo. Teríamos, pela frente, alguns dos clubes mais tradicionais do futebol mundial. Ali, na nossa casa. Ao vivo e a cores. Ficaríamos bobos em ver o Avaí enfrentando gente grande. O caldeirão da Ressacada cantando e encantando, via rede nacional, para todo o Brasil sentir o bafo quente do Leão da Ilha Magia através de seus fanáticos torcedores. E o que se viu? Nada disso.

Alguma coisa deu errada em algum lugar. Foi a majoração dos ingressos? Sim, ela contribuiu barbaramente para a escassesz de público. O morador de Floripa não é magnata. Não pertence à classe A da sociedade. E o torcedor fiel e emotivo tem que dividir despesas com os filhotes. Mas, também, imputo uma certa... diria... preguiça.

Quando leio o que o Gerson publicou em Poucos ou muitos, eis a questão, e o que o meu amigo André expôs no Bom dia Azurras! de hoje, dia 11 de maio, no tópico É Verdade, começo a repensar essa coisa de ingresso barato x ingresso caro. Mesmo que alguns não gostem, o fato é que o torcedor avaiano ainda precisa participar mais e deixar de ser chorão em alguns instantes. Há coisas e coisas. Não quer ir ver Avaí x Concórdia, por achar o ingresso caro para isso? Tudo bem. Mas vá ver a decisão de amanhã, contra o São Paulo.

O jogo de amanhã é crucial para as pretensões do Avaí Futebol Clube. Mesmo que se ponha na balança um planejamento ruim neste ano, que se saiba que nosso treinador é cabeça-dura e nos faça sofrer mais do que torcer, que a partida é dificílima para o nosso time, que temos acesso ruim, que pode chover, que... que... que..., não há desculpas. Eu não admito, para ser bem pessimista, menos que 10 mil torcedores nesta quinta-feira. Seria a decretação de nossa incapacidade de acompanhar o Avaí nos momentos importantes.

Se houver um público reduzido mesmo, como se prevê, serei obrigado, indo contra todos os meus princípios, a dar razão à diretoria. É necessário aumentar os ingressos para que haja fluxo de caixa, pois a fuga de dinheiro é exorbitante. Precisamos repensar essa lógica? Com toda a certeza, mas é preciso que o torcedor avaiano também participe. Que faça um esforço nas horas difíceis.

Ou então, bom...

1 comentários:

  1. Carlos Galdino disse...:

    Oi Alexandre, estamos entrando na blogosfera avaiana com o nosso blog http://ventosulazul.blogspot.com/
    Se puder nos ajudar, divulgando no sidebar de vc, agradecemos!

    Abraços

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets