Às vezes me perguntam o que é ser avaiano.
Em dias como o de hoje, quando a nossa casa estará cheia para mais uma decisão, eu penso que é gostar de futebol bem jogado, é assistir a uma partida na Ressacada numa noite festiva, com um ventinho a abrandar o calor ilhéu.
Ser avaiano é expressar a manezidade pura, é curtir a cultura do sotaque ligeiro do nativo da Ilha.
Ser avaiano é motivar-se a cada campanha do time com vibração apaixonada, é só coração sem perder a razão, é demonstrar o amor às cores celestes expostas a cada manhã de sol.
Ser avaiano é esperar um jogo confraternizando, é atrair-se com os contrários, é degustar o pastelzinho de berbigão, é derrubar a cervejinha gelada, é hidratar-se de altivez e fomentar-se de prazer.
Ser avaiano é conviver com as imensas filas antes e após os jogos e transformar a insensibilidade dos governantes em acontecimentos resignados.
Ser avaiano é transgredir as regras do bom senso nas emocionantes festas ao receber o time em campo e, com orgulho exagerado, transformar cada recepção num evento apoteótico.
Ser avaiano é reivindicar organização, planejamento, honra e respeito às regras do futebol e não admitir que alguns se valham de vícios para conquistar etapas.
Ser avaiano é rejeitar soberbas e arrogâncias.
Ser avaiano é ter ética, é ter caráter.
Ser avaiano é exigir que haja o toque de classe, a jogada bem trabalhada, a defesa bem segura, o lençol, o chapéu, a bola sendo conduzida com poesia e maestria pelos gramados. É vibrar com a garra, com a determinação do Leão, é ser bravo, é ter paciência, é ter empolgação, é ter persistência, é explodir no último minuto.
Ser avaiano é ter a esperança quando há dificuldades, é ser solidário quando há injustiça, é sonhar quando for quase impossível, é derramar lágrimas de alegria quando se conquista o sonho.
Ser avaiano é ostentar a bandeira com listas azuis e brancas no movelzinho da sala, no vidro do carro, desfraldá-la com galhardia, expô-la ao sol que a aquece. É ter o coração explodindo de satisfação.
Ser avaiano é simplesmente ter a mania de torcer pelo Avaí.
Belo texto Aguiar. falaste com propriedade, como um verdadeiro Avaiano! Assim somos nós: A Camisa 12! A Maior e mais Fiel Torcida de SC!!!
Vamo Vamo Avaí!!!