Ética e mídia, por Gilberto Rateke Jr.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Gilberto Rateke Jr, chairman, editor-chefe, cozinheiro e assessor de mídia do excelente blog www.alameda1976.wordpress.com, deixou este comentário por aqui, que sintetiza de forma magistral tudo aquilo que vamos discutindo. Para aqueles tansos que ainda não pescaram e pensam que a pegação é apenas para a RBS, compreendam o texto:

É meu caro, Ética é algo tão difícil de se encontrar nos veículos de comunicação. E não é uma exclusividade da rede local. Nestes últimos dias SC mais uma vez vivenciou problemas por causas das chuvas e alguns município foram seriamente atingidos, mas o que os meios de comunicação noticiaram ontem? Os dez anos do atentado de 11 de setembro, nos Estados Unidos.
Como escrevi no twitter faltou nas tragédias de SC as carniças, pois muitos meios de comunicação são uns urubus!
Eu queria mesmo era ver uma extensa reportagem sobre o que os governos Federal, Estadual e Municipais não fizeram para minimizar os efeitos das fortes chuvas que com frequência ocorrem em nosso Estado. Mas como há falta de Ética e de compromisso com a sociedade, isto certamente não acontecerá!

Retornando ao esporte e mais especificamente ao futebol catarinense é necessário que os clubes compreendam que não há valorização do nosso esporte pelos veículos de comunicação catarinense. Mas será que é isso que os presidentes dos clubes querem (a valorização do futebol catarinense)?
Vejamos: 1)Na presidência da Federação Catarinense é mantido um Sr. que todos nós sabemos quem é...; 2) SC tem atualmente 2 times na série A e um na série B, mesmo assim não terá partida de copa do mundo; 3) Permitem que a "imprensa" venda a ideia que a capital não pode ter dois times na série A; 4) Se permitem receber como cota de televisão valores inferiores ao recebido por clubes com menos expressão no RS e no PR.
Isso sem contar que em todos os Estados há bairrismos pelos clubes locais. Até a Globo defende os cariocas (com preferência ao Flamengo) enquanto a BAND defende os paulistas (com preferência ao Corinthians). Mas aqui em SC ...
Enfim, até quando os avaianos vão dar ibope para este certo veículo de comunicação?

E quanto ao campeonato brasileiro é isto aí mesmo! Há quantas rodadas o Corinthians permanece na liderança sem ao menos vencer uma partida? E é importante destacar que sequer havia uma margem de pontos para seus adversários. E na ponta de baixo o Avaí seguidamente fica sem marcar pontos, mas sempre fica ali, no máximo a duas rodadas de sair da zona. Então ...

3 comentários:

  1. Gilberto disse...:

    Alexandre, apenas precisas incluir o Junior no meu nome (Gilberto Rateke Jr). Senão daqui a pouco vão "cobrar" do meu pai pelo o que eu estou escrevendo, risos.
    Abraços!

  1. Carmen Fuhrmann disse...:

    Gilberto Jr,

    A ética deveria valer para tudo, não apenas na mídia. Realmente em SC as preferencias são claras e não apenas na RBS, mas nas outras emissoras tambem, mas o pior é que as outras não tem frente para bancar a poderosa. Enquanto isso ficamos a merce destes "bocas grandes". O que vale são pessoas com o teu pensamento.

    Abraços

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets