O resultado de nossas crendices

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A divulgação dos resultados das recentes provas do ENEM revelaram algo interessante: para se fazer um bom molho sem perder o almoço, tem que usar curry. Afinal, quem tem curry tem medo (de perder o almoço, claro!). Explico:

É que o sindicato das escolas particulares afirmou, num exercício fantástico de desfaçatez, que não se pode creditar a estes resultados uma capacidade técnica de avaliação das instituições. Humm, curioso! Há uma razão muito simples por trás disso: as instituições particulares ficaram com conceito abaixo das escolas públicas, quebrando o tal paradigma de senso comum de que o público é pior do que o privado. Se fosse ao contrário, se os resultados favorecessem as privadas, o discurso seria o de aprovação do ENEM e com certeza até agora estariam se auto-elogiando. É a velha história da bipolaridade. Se houvesse um critério das privadas para melhorar o sistema (e não apenas interesses financeiros), se garantia a necessidade do ENEM, e também se apontavam onde estão os problemas a serem corrigidos, sem interesses.

Transfiro essa análise para o campo do futebol.

Já afirmei repetidas vezes que só há críticas sem noção e cornetagens avassaladoras pela razão óbvia e precípua da situação do Avaí, coisas de momento. E por alguns interesses mesquinhos, é claro! Tivéssemos ao menos na frente do rival, o mar seria de almirante e céu de brigadeiro. Claro, alguns tansos acham, pela famosa conduta da ejaculação precoce, que sou adepto da censura, e que todos devem babar os ovos do presidente, não fazer críticas e viver num conto de fadas. Como o analfabetismo funcional por aqui é mais comum que baiacu no mangue, não vou perder mais tempo me explicando, dizendo que não é nada disso.
Ah, tu não estás gostando do meu texto e achou que estou sendo agressivo? Pois é, fique na fila, já chegaram antes.

Este blog e alguns outros apontaram, durante boa parte do ano de 2010 e deste 2011, o quanto a escolha de nosso caminho na série A esteva equivocada. Vivemos, monocordicamente, demonstrando a lógica do se isso, então aquilo. Mas, nos conduzimos pela parcimônia e pelo bom senso. Acima de tudo apoiando o Avaí, que é o que importa.

O futebol não é uma caixinha de surpresas, diferente do que diz o ditado comum. É perfeitamente previsível. Se queremos sucesso, façamos o caminho mais simples. Ganhar dinheiro rápido e fácil com o futebol, por exemplo, é uma crendice desmedida. Os clubes de futebol tradicionais se firmaram graças às suas campanhas ao longo dos anos, pelas categorias de base fortes e consistentes e, principalmente, pelo público fiel e massivo nos estádios. É assim que se obtém sucesso neste esporte maluco e apaixonante. Caso contrário, a oscilação entre séries será predominante.

Sei de gente que aprendeu, mesmo na porrada, o quanto um caminho aliado a soberbas e vaidades leva ao fracasso. O quanto a confiança deve ser mais bem avaliada.

Como na receita do almoço, fazer o simples e o óbvio pode não ser garantia de sucesso, mas sem dúvida não será a do fracasso. Uma das coisas que se alia a isso é a necessidade de se afastar crendices bipolares. De seguir uma lógica furada conduzida por oportunistas e falastrões. O Avaí Futebol Clube é uma jóia rara, a ser lapidada ainda e que possui admiradores que o trazem nas pontas dos dedos, e interesseiros que cobiçam suas riquezas.

As aves de arribação bipolares vão continuar a existir e apenas se expõem quando estamos frágeis. Basta começarmos a ganhar para que voltem à suas tocas mal-cheirosas e as suas seitas non sense se calarão. O importante, nesta hora, é dar ouvidos a quem queria realmente ajudar. Quem apresente o erros e defeitos, mas que também aponte soluções. O mais importante de tudo isso é o nosso Avaí.

Vamos ser, verdadeiramente, com a força dos que querem ajudar, o gigante que necessita levantar do berço esplêndido, mas lamenta-se quem queira viver como cego que procura um gato preto dentro de um armário escuro. A resposta não está nos bastidores mal iluminados, mas nas arquibancadas expostas à luz.

2 comentários:

  1. George disse...:

    "Quem apresente o erros e defeitos, mas que também aponte soluções." Simples assim.

  1. George disse...:

    Ou, nas palavras de meu falecido avô, "se não puderes ajudar, não atrapalhe."

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets