Corrigindo o previsível

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Está-se programando para Sábado uma apoteótica mobilização da torcida, com vistas a levantar o astral dos jogadores e mostrar que a torcida avaiana é fiel e parceira. Mais parceira do que muito dirigente, que na hora do pau corre pra debaixo das saias da mamãe e deixa o barco à deriva. 

A torcida, não, pois mesmo tendo sido enxotada, estará lá, apoiando, assistindo, dando motivos para que se respeite o Avaí a todo momento. E é isso que me dá garantias de que não vamos cair. Outras torcidinhas por aí já teriam decretado público zero. E se fôssemos depender de alguns frouxos que se dizem realistas, já estaríamos no mesmo caminho.

Todavia, numa análise mais fria, estamos fazendo a velha receita da pílula contra a sede: tomar um comprimido com meio litro de água.

Jogadores dizendo que não vão desanimar e torcedores se mobilizando para um incentivo é tudo o que se quer... no começo do campeonato. É lá, nos instantes iniciais, nas primeiras partidas, que começa a vida de um time de futebol numa temporada. Estamos atrasados. Nosso destino é pagar os juros da conta que foi deixada de lado, esquecida na gaveta. Nosso sucesso será o de apagar o incêndio do fósforo aceso na gasolina.

Será que o que leva torcedor ao estádio é a campanha boa? Ou o desespero? Nada disso, o que faz tal coisa acontecer é a fidelidade. Trabalhe-se isso, arranje-se uma forma de explorar essa fidelidade em prol do clube e o Avaí torna-se campeão nacional. Não estou exagerando e nem sonhando acordado. Muitos não puderam mudar isso em benefício do clube quando deviam, porque não quiseram mudar quando podiam. É a lógica do fazer errado para corrigir depois e se assegurar, honrosamente, de que este era o caminho mais adequado.

Não vou dizer bem feito. Não serei mesquinho a esse ponto. Não vou usar o lugar-comum do eu já sabia. Mas não posso negar que um sorrisinho cínico no canto da boca é impossível conter.

Ao final, temos que ter serenidade para aceitar o que não pode ser mudado e coragem para mudar o que precisa mudar, desde que a torcida esteja junto.

O futebol é uma dureza? Claro que é, principalmente para quem é surdo.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Aguiar,
    fidelidade, amor ao clube, independente da situação que ele se encontra, independente de saber que tudo foi planejado erroneamente, são coisas difíceis de se explicar! Só quem vive isso sabe o que é!
    Torcedor de verdade sofre, mas não abandona o clube nunca!

  1. Fábio disse...:

    Somos tão ou mais avaianos do que um pequeno grupo formado por 300 pessoas.
    Com orgulho bato no peito e afirmo que não faltei a nenhum jogo do Avaí esse ano, isso sem vaiar o "meu" time durante algumas péssimas partidas.
    Desanimei? Evidente que sim, mas não desisti de apoiar.

    Farei o possível para estar no sábado acompanhando o treino.
    A paixão do torcedor ultrapassa muitas barreiras.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets