A matemática do Avaí, by Gilberto Rateke Jr.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O nosso camarada Gilberto, do blog www.alameda1976.wordpress.com elaborou uma análise interessante sobre as possibilidades do Avaí. Acompanhe:

Faltam apenas 10 rodadas para o final do campeonato brasileiro. E cada vez mais muitos matemáticos serão pesquisados para falar o percentual de chances para time X ser campeão, classificar para libertadores e/ou de ser rebaixado.

Mas a matemática do Avaí é simples. Jogar o próximo jogo e vencer. E assim por diante. Talvez com alguns empates no meio de caminho e de preferência sem nenhuma derrota. Deste modo a permanência na série A estará garantida.

Como recentemente o técnico do Avaí disse, ainda é possível perder uns 11 pontos no campeonato. Diga-se de passagem 11 pontos dos agora 30 que restam a serem disputados por cada clube. Partindo dessa premissa o Avaí alcançaria 19 pontos que somados aos 25 que tem, terminaria a competição com 44 pontos.

Vou um pouco além. Eu acredito que com 43 pontos o Avaí não será rebaixado. E como alcançar 43 pontos?

Existem três possibilidades do Avaí fazer 18 pontos nos jogos que faltam:
a) 6 vitórias;
b) 5 vitórias e 3 empates;
c) 4 vitórias e 6 empates.


Já, para alcançar os 19 pontos almejados por Toninho Cecílio são necessários 6 vitórias e 1 empate ou 5 vitórias e 4 empates.

Mas você já deve estar pensando: “Como o Avaí vai ganhar seis jogos nestas últimas partidas se no campeonato todo apenas ganhou 6.”

Pois bem, está decretada a difícil mas nada impossível missão intitulada: “Esse Avaí faz coisa”!

Vale lembrar que das seis vitórias que ocorreram no decorrer do campeonato, quatro delas foram nas últimas dez rodadas do turno (Atlético-GO na 10a. rodada; Corinthians na 13a. rodada; Ceará na 14a. rodada; e Figueirense na 19a. rodada). Sendo que três delas ocorreram fora de casa.

Portanto, nada mais natural que o Avaí consiga repetir em casa as três vitórias alcançadas fora (Atlético-GO, Ceará e Figueirense). Assim, vencendo mais um jogo em casa (Botafogo ou Cruzeiro, este adversário direto). Bastaria, ao meu ver para se manter na série A empatar todos os demais jogos.

Mas vamos imaginar que o Avaí consiga vencer as cinco partidas que restam jogar na Ressacada. Deste modo, bastaria empatar três das partidas que tem fora de casa, para alcançar 43 pontos, ou com quatro empates alcançar 44 pontos. Eis os adversários: Internacional, Corinthians, São Paulo, Vasco e Coritiba). 

Adversários um pouco mais complicados é bem verdade, mas se fosse fácil não seria o Avaí, não é?

Lembrando, ao meu ver, que se garantir as cinco vitórias em casa, bastará uma vitória fora, e quem sabe mais um empate, apenas para não ficar dependendo de outros resultados para se manter na série A.

A bem da verdade a matemática do Avaí já está em prática: Clube + torcida. Esta sim é a matemática que faz do Avaí ser lembrado e conhecido como o time que faz coisa!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets