Nos menores frascos estão os melhores perfumes

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Essa frase aí do título é surrada e batida e virou lugar-comum em palestras sonsas de auto-ajuda. Mas ela reflete o momento avaiano, que passa por uma afirmação. Uma frase do jornalista Renato Mauricio Prado, da SportTV, me chamou a atenção no começo desta semana. “O Avaí costuma fazer ótimas partidas contra os grandes”.

Essa nota do Marca está sendo recebida como um incentivo aos nossos jogadores e tem mexido com os brios de alguns torcedores. E aí eu pergunto: será que os avaianos precisam mesmo deste tipo de estímulo às avessas para mostrar que são “machos” e poderosos? É verdade isso, temos que colocar um out-door no vestiário para incentivar alucinadamente estes jogadores que nos representam? Não basta conhecerem a nossa torcida?

Todo torcedor avaiano traz o sangue nos olhos. A nossa torcida é diferenciada. Nós fazemos de uma sopinha um banquete. Não comemos miudinho. 

Já foi dito pelo Galvão Bueno, que acompanha futebol há anos, que a nossa torcida é uma religião. Os comentaristas do eixo Rio-São Paulo, quando vem cobrir jogos por aqui, ficam de queixo caído diante de nossa torcida. As torcidas adversárias têm que cantar mais alto para que se sobressaiam. 

Apenas neste ano, em alguns momentos, nos superaram, mas basta deixar o povo avaiano se manifestar que a pulsação da Ressacada volta. Então, nós não precisamos de incentivo ou provocações, nós somos a maior e mais fiel em Santa Catarina, ainda que nosso time seja um dos pequenos do Ricardão. É o suficiente para sermos respeitados.

Quem gosta de Astronomia, como eu, conhece a história de Pan, o menor dos satélites naturais do poderoso Saturno, o planeta dos anéis. Tem apenas 35 quilômetros de diâmetro, uma ida do Centro da cidade até Biguaçu. Perto de seu planeta, Pan é um nada, um trisco, uma coisinha, cuspinho da mosca pousada no elefante. Pois assim mesmo, pequeno, este satélite é capaz de provocar ondulações no maior dos anéis de Saturno. Ele foi descoberto exatamente porque naquela região, no meio dos anéis, envolvido em poeira, rocha e gelo, havia uma perturbação, um “incômodo”.

Neste domingo, jogando como torcedores, nossos jogadores serão, com certeza, uma perturbação, um incômodo ao poderoso Curintia.

3 comentários:

  1. George disse...:

    Grande, se for de igual para igual, com ingressos convidativos, não terá uma torcida a gritar mais alto do que a nossa.
    Abraços!

  1. George disse...:

    Po, ia esquecendo. O que é essa foto hein? Que show, velho.

  1. Coisa linda, hein, camarada?
    Tem gente (diretores do Avaí e torcedores) que não dá valor a isso.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets