Quem acredita no Avaí? (revival, julho de 2011)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O texto abaixo eu escrevi no dia 06 de julho de 2011. De lá para cá, muita coisa (não) mudou. Continuamos coerentemente na mesma batida e percebendo que é dos torcedores que se espera algum alento. O Avaí deverá sair dessa situação? Eu e mais uma imensa e valorosa massa de torcedores pensamos que sim. Afinal, é disso o que se espera de avaianos. Entretanto, das virgens e esposas de Jesus, eu só vejo o mais de sempre.

Acreditar é algo muito forte. Requer desprendimento, dedicação, confiança e respeito. É uma condição psicológica. A gente acredita naquilo que nos dá conforto. Seguindo essa lógica, quem possui uma ponta de dúvida não crê, o quê é válido para todas as manifestações humanas.

Os torcedores avaianos acreditam no Avaí. Em qualquer tempo e em circunstâncias variadas. Até o mais ferrenho e cruel corneteiro, aquele que só vai ao estádio para vaiar, xingar e desmerecer jogadores, acredita. Só o fato de ir ao estádio é motivo de crença em sua paixão. A cornetagem é uma válvula de escape, um cinismo ao contrário.

Não se pode dizer o mesmo da direção do clube, que tem feito o possível para rebaixar o time, haja vista a quantidade de erros cometidos. Há até dirigentes que nem se importam, assim, com o nosso uniforme e preferem puxar o saco de jornalistas com camisas de outras praças. Outros torcem por times de diversas cidades e fazem bico no Avaí.


A comissão técnica prefere usar a dúvida, uma vez que nem sempre põem em campo os jogadores de melhor capacidade técnica. Onze dentre dez técnicos preferem os jogadores de sua confiança (ou da parceria!) à confiança no time como um todo.


Mesmo até entre alguns jogadores pouco vemos os que acreditam. Em sua maioria, o Avaí é apenas uma passagem, uma oportunidade, uma forma de estar em evidência para um contrato, logo a seguir, com um time de maior expressão.


Da imprensa mesmo, é querer que chova no Saara. Principalmente aqui na Capital, onde os jornalistas se banqueteiam com hortaliças regadas a café ralo e, ato contínuo, vivem a buscar motivos para desacreditar ainda mais aquilo que já está complicado. Não há matérias isentas. Todas possuem o tempero do negativismo.


Da Federação é aí que nunca vemos nenhum motivo de crença em nosso futebol. Age como se o futebol fosse uma obrigação e a sua função ali é de apreciar a qualidade de escoceses legítimos ou de havanas perfumados. Cuidar do nosso futebol é para ingênuos e incautos.


Resta, então, aos bravos e valorosos torcedores avaianos a tarefa de acreditar, sempre. A eles é forçado entender que o futebol é caro e difícil e, por isso,
devem pagar caro para sanear as despesas. Aos torcedores fiéis e crentes em sua paixão não é possível exigir, cobrar ou criticar, mas apenas e tão somente apoiar, aplaudir e admirar, mesmo que uma série de atentados ao bom senso seja cometida.

E o torcedor avaiano, é verdade, não está nem aí, pois é sua condição, sem a qual não existiria, de acreditar que um dia sua vida será menos amarga e seu time será menos medíocre. É o que o faz ser torcedor. É o que lhe basta.

4 comentários:

  1. Paula disse...:

    Perfeito!!! Bem, em resposta a pergunta acima, eu ainda acredito!

  1. Paula, um avaiano não desiste. Tem cãezinhos que já correram, porque seus donos mandaram se calar. Eu, não. E uma imensidão de avaianos também não. Vamos até o fim.

  1. Anônimo disse...:

    Já fiz varias simulações e da pra brincar no Classico, se vai conseguir é outros 500, agora acreditar SEMPRE! NAO PODEMOS PERDER DE SER A,cmo ja falei anteriormente quem cai é America,Atletico, Ceara e Cruzeiro,em 2012 vai ter classico novamente, queira a CBN ou NAO.



    JC

  1. JC, bem lembrado. Há gente que não quer e os seguidores da mídia estão indo na conversa. Típico.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets