Dossiê Avaí - as presumíveis razões de nossa queda (2)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Continuando a explanação dos motivos que nos levaram à queda, na segunda parte desse tema que eu preferi chamar de dossiê Avaí, quero me ocupar dos preços dos ingressos. Matéria badalada e batida, falada pela maioria da torcida, ocupou o espaço de discussão entre todos os torcedores desde que foi implantada.

No começo desse processo, lá em 2010, blogueiros e torcedores foram convocados pela direção, cujo intento era divulgar a majoração que aconteceria a partir daquele momento. O projeto foi elaborado pela empresa paranaense MidiaWeb, cujos conhecimentos da realidade de Florianópolis eram parcos e limitados, conforme o desenrolar da situação demonstrou depois, com o aval do senhor Nerto Machado e da senhora Otilia Pagani, ambos presentes naquela reunião. Além do mais, como todo bom estrangeiro que não conhece um local e puxa nomes estranhos para os nativos, fomos chamados de AZULÃO pelos moços. Não foi deboche, pois eles se achavam sérios e acreditaram naquilo veementemente. Dá-se a isso outro nome, que a educação que minha mãe me deu me impede de dizer.

O projeto de majoração, ainda que com divergências fortes na referida reunião, foi empurrado goela abaixo pelo presidente e por alguns acessores, que resultou numa desarrumação e indisposição entre torcida e clube. Nunca mais a nossa relação foi a mesma. Se a intenção era dividir compromissos e custos, foi feita de maneira amadora e intempestiva, com desdobramentos assombrosos.

Um time de futebol profissional existe em razão de sua torcida, de seus aficcionados, de seus simpatizantes, de quem o segue. Não há time no mundo que sobreviva sem torcida, mesmo que seus cofres estejam abarrotados e se faça um super-time. Jogaria para quem, este time milionário e poderoso? Cadê a sua torcida? Algum investidor botaria dinheiro num deserto? Ela, a torcida, é quem mede o seu calor, testa seu entusiasmo e vibra com seu desempenho e sua recuperação, quando estiver a perigo. E o empenho de uma torcida para com o seu time é a vibração que sai das arquibancadas. Dependendo destas motivações, o time se torna implacável.


Ocorre que dez dentre dez clubes de futebol no mundo exigem que se pague para assistir a um espetáculo. Obviamente que isso é necessário. Só que o preço, na maioria das vezes, tem se tornado caro. O preço dos ingressos é muito alto o que inviabiliza a ida dos torcedores aos estádios como uma prática comum. E, o que é curioso, o futebol é feito para torcedores, o que nos faz pensar que alguém rodou em matemática na escola.

No Avaí sofremos do mesmo mal, a majoração dos preços de ingressos, mas em doses maiores do que o normal praticado por aí, graças àquele projeto que eu apontei acima. Chega a ser patética a cobrança de preços tão altos em nosso estádio, para uma cidade com poderes de mercado limitados e população pequena. Somos vítimas, ao invés de torcedores, sequer parceiros. Mesmo que deixe metade de seus salários nos guiches da Ressacada para acompanhar o seu time, o torcedor não consegue ir a duas ou três partidas seguidas. E ai de quem não for, pois ainda pode ser acusado de não colaborar com o clube.

A respeito da frase (A maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina), postada na cobertura da Ressacada, é preciso entender o que ela significa. E para quem foi escrita. Ao dispô-la naquele local, quem a fez e quer torcida apaixonada no estádio não pode dificultar a sua entrada. De uma vez por todas se acabe com isso. Soa como algo mentiroso, com desonestidade intelectual. Até porque, quando o calo aperta, o primeiro a ser chamado para “ajudar” é justamente o torcedor que já foi escorraçado. Aquele mesmo que não ajuda, lembra? Talvez, por essa razão, em muitos jogos neste ano teve-se que recorrer à torcida eletrônica. Foi colocado no sistema de som do estádio o grito gravado da torcida, algo que eu nunca imaginei que um dia pudesse presenciar na Ressacada.

A política de preços praticada na Ressacada, essa que seleciona e segrega, nos afasta e deixa claro que a Direção do Avaí quis entrar no mundo dos negócios na marra, penalizando o seu torcedor. Nenhuma justificativa é válida, pois a prática se contrapõe ao discurso. Além do mais é hipócrita, pois se a sua razão era "socializar custos", o clube proporciona gastos acima do racional compreensivo, comprovando que há falhas adminstrativas severas.

De uma vez por todas deve-se ter em mente que o futebol tem que ser financiado por empresas e não pelos torcedores. É difícil obter empresas que queiram embarcar num projeto conjunto com o clube? Sim, todos nós sabemos, mas cadê o marketing? Cadê o planejamento? Cadê o pessoal que possa tratar de vender bem a nossa marca? O mais fácil é tirar do bolso de quem tem menos? Valorizar a marca é isso, encher o estádio, ou aumentar os ingressos? As questões são diversas, uma vez que ninguém consegue entender essa matemática.

Referindo-se estritamente às Mensalidades, ninguém é sócio por obrigação. Mas mensalidades devem estar com valores correspondentes à média dos proventos da região, pois acabam caindo na mesma vala comum dos preços dos ingressos. Além do mais, ser sócio significa algo diferenciado. O sujeto deve ser tratado como parceiro, a categoria de sócio deve refletir algo participativo, o tratamento torna-se, então, único e personalizado. Customiza-se a paixão. Todas as benesses e regalias pertinentes e procedentes devem ser canalizadas para o sócio. Ele deve se sentir querido pelo clube. O retorno será óbvio e mais apaixonado ainda.

Hoje, ser torcedor, sócio ou simpatizante do Avaí Futebol Clube é um favor. E essa situação foi também uma de nossas mazelas nesse período. Ajudou na queda, uma vez que faltou torcida no estádio.

10 comentários:

  1. LUGO disse...:

    Vai hoje, também:

    Aguiar, meu caro,

    Sinto muito em te informar, mas tudo isso que escrevestes, que penso ser com o mais sincero desejo de ajudar e informar, não serve para nada, não passará de palavras lançadas ao vento.
    Falar aqui, ali e acolá não nos concede poder algum.
    Como já falei algumas vezes, blogs e blogueiros somente mobilizam a casta baixa do clube, mobilizam, mas cadê o poder.
    O certo é que o poder continua nas mãos de meia dúzia; que nunca tivemos planejamento algum; que o Avai virou capitania hereditária; que voltamos ao ponto zero, de onde na realidade nunca saimos; que o real financiador do Avai foi o Zunino e que quando, irresponsavelmente, se afastou da administração do Clube, entrego a chave a pilantras que destruiram o pouco que tinhamos.
    O Avai tem que se preparar para retornar a Série A, deixar de ser o Clube do presidente para ser o ideal de uma torcida.
    Não vou entoar o Fora Zunino, vou sim pedir mais seriedade: vamos socializar tambem o poder?
    Então Aguiar, esquece disso e vamos lançar uma campanha pelo fim das fofocas e cenões de bastidores; pelo fim das oposições de grupelhos; pelo fim do absolutimos de uma diretoria, pelo fim de torcida patrocinada.
    Vamos parar de especulações e vamos colocar idéias em prática: que tal aquela convocação pelos Sócios da Diretoria e Conselhos?
    Vamos, blogueiro, façam algo de efetivo.

  1. Sérgio disse...:

    Não adianta trocar de técnico, mudar diretor de lugar se os principais responsáveis pelo festival de cagadas 2010-2011 continuarem lá. Tu mesmo citastes alguns nomes aí. O que foi feito foi socialização das cagadas feitas pelo Zunino e seus diretores. Ora, pensou-se socializar custos de 2009, e as lambanças de 2010 e 2011 advinha quem vai ter que pagar também?

  1. Anônimo disse...:

    Aguiar,

    O Lugo tem total razão, esse blá blá blá não interessa a nós torcedores, interessa à diretoria atual que continua seus devaneios administrativos achando que está tudo bem.
    Faltam ações efetivas e rápidas, e acho que até mesmo cabe um questionamento se realmente os 217 membros do conselho deliberativo do Avaí são realmente avaianos.
    Claro que são, mas você entende o que eu quero dizer.

    Abraços


    Murilo Moreira
    moreiramurilo@hotmail.com

    Em tempo: Já questionei muito suas postagens antes, mas hoje consigo ter a tranquilidade de dizer que estava errado.

    Parabéns

  1. Estou gostando do dossiê.

    Até o momento assino embaixo.

  1. George disse...:

    "Além do mais é hipócrita, pois se a sua razão era ´socializar custos´, o clube proporciona gastos acima do racional compreensivo, comprovando que há falhas adminstrativas severas." Complemento teu parágrafo com um exemplo recente: mais vale um Émerson caro do que 10 zagueiros ruins, mas baratos. Outra coisa que não entendo é mantermos 5 goleiros profissonais no clube. 5!
    Por fim, quanto ao foco do debate, o Avaí majorou os preços ao mesmo tempo em que fez o desmanche do time vencedor. Um absurdo.

  1. berretta disse...:

    o lugo matou a pau!
    abraço

  1. Guardadas as proporções e os envolvidos, quando a gente quer melhorar o desempenho de nossos filhos na escola, por exemplo, nós apontamos seus erros, suas falhas, para depois nos dedicarmos às correções. Isso é natural e humano. Por isso me propus a fazer esta série de explanações. Apresentar o que foi feito de errado, as falhas e condutas absurdas. Tem que ser feito. Alguns leitores acham que é indevido ou desnecessário, mas eu afirmo ser absolutamente pertinente.

  1. LUGO disse...:

    Amigos,

    Longe de mim querer ofuscar o trabalho do Aguiar, estou aqui para colaborar.
    Somente o conheço desse blog e pelo percebo suas posições de vem no sentido buscar um engrandecimento institucional: torcida, clube ...
    O que quero dizer é que nem o que eu falar servirá para nada, se não obtiver eco.
    Também, não vou fazer coro com quem pensa que futebol é a razão da existência; ou quem somente quer ser do contra, não importando o quê.
    Temos que encontrar uma maneira de ajudar a mudar tudo isso, é isso.
    Falar, ja ta mais do que falado, carecemos de ação.
    Quando começaremos? Todos.

    Parabens, Aguiar.
    Abço.

  1. Concordo, Lugo, e entendi perfeitamente a tua postura. Fique tranquilo, porque queremos a mesma coisa, o bem do nosso Avaí.

  1. Yan disse...:

    Comecei a ler agora teus dossiês, estava com problemas e sem cabeça, o segundo é muito BOM, o verdadeiro arquiva e depois recorre, vou lendo mais e comentarei...Um grande abraço.. T.E

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets