No dia dez de outubro escrevi um post sobre a matemática do Avaí. Na época a colega Alessandra Biato, cachoeirense, torcedora do Flamengo e simpatizante do Avaí me disse que não era matemática e sim “matemágica”.
Talvez não tenha sido em vão que escrevi no dia 26 de junho passado, quando da chegada de Alexandre Gallo no Avaí o post O mágico da Ressacada.
Naquele momento falei que não adiantava esperar por um mágico. Mas se a coragem, a sabedoria e o coração entrassem em campo o Avaí poderia reverter a situação.
Mas os números, a matemática, costumam ser frios. São calculistas. Não são verso e nem prosa! Mas a matemática do Avaí para o final deste campeonato tem que se transformar em um drama. Drama mágico! De preferência com final feliz! Portanto, no momento parece ser essa tal de “matemágica”, com pitadas de sabedoria e principalmente de coração e coragem os ingredientes necessários para o Avaí voltar a escrever: “Esse Avaí faz coisa”!
Vamos aos números:
Para chegar aos 43 pontos o Avaí precisa somar 14 nos próximos 6 jogos. Ou seja são 18 pontos a serem disputados. O Avaí não pode se dar ao luxo de mais duas derrotas. Tão pouco de perder mais uma e empatar duas partidas. Nos próximos 6 jogos serão necessárias 5 vitórias, ou então 4 vitórias e dois empates. Possível? Se o Avaí não fosse o time “que faz coisa” eu não acreditaria. Mas …
Mas digamos que alcançar os 43 pontos não seja uma tarefa tão fácil de ser cumprida. Será que com uma pontuação menor é possível permanecer na série A? Para isso vamos fazer uma projeção dos jogos do Avaí e dos adversários.
Antes, porém, cabe ressaltar que considerando somente a pontuação do segundo turno o Avaí estaria fora da zona de rebaixamento. Atrás do Leão estão América-MG, Palmeiras, Cruzeiro e Ceará. Estes últimos três com apenas uma vitória nos últimos 13 jogos.
Vamos aos jogos:
Atlético-GO:
(F) Atlético-PR;
(C) Bahia;
(F) Santos;
(C) Flamengo;
(F) Grêmio;
(C) América-MG
Palmeiras:
(C) Coritiba;
(F) Grêmio;
(C) Vasco;
(F) Bahia;
(C) São Paulo;
(F) Corinthians
Atlético–MG:
(C) Grêmio;
(F) Figueirense;
(C) Coritiba;
(F) Corinthians;
(C) Botafogo;
(F) Cruzeiro
Bahia:
(C) São Paulo;
(F) Atlético-GO;
(F) Internacional;
(C) Palmeiras;
(F) Santos;
(C) Ceará
Cruzeiro:
(F) Flamengo;
(C) Internacional;
(F) Avaí;
(C) Atlético-PR;
(F) Ceará;
(C) Atlético-MG
Ceará:
(F) Avaí;
(C) Santos;
(C) Corinthians;
(F) Grêmio;
(C) Cruzeiro;
(F) Bahia
Atlético-PR:
(C) Atlético-GO;
(F) Corinthians;
(C) São Paulo;
(F) Cruzeiro;
(F) América-MG;
(C) Coritiba
Avaí:
(C) Ceará;
(F) São Paulo;
(C) Cruzeiro;
(F) Vasco;
(F) Coritiba;
C) Figueirense
América-MG:
(C) Corinthians;
(F) Fluminense;
(C) Botafogo;
(F) São Paulo;
(C) Atlético-PR;
(F) Atlético-GO
E aos prognósticos:
Quem sabe assim o Avaí consegue com 41 pontos se manter na série A.
Nota do blog: é difícil, muito difícil. Mas como avaiano eu acho que é perfeitamente possível.
A "matemágica" do Avaí, by Gilberto Rateke Junior
6 comentários:
-
Perfeita análise, Mateus. Não foge disso. E creio que o crime será contra o Vasco. Ceará e Cruzeiro é obrigação. E contra o São Paulo, sei lá, mas eles estão de sangue doce.
-
Esse post me deixou mais descrente, não é bom olhar para os números neste momento, eles são assustadores...
-
Se o Ceará chegar sem chances na penúltima rodada com está projetado, dificilmente o Cruzeiro deixará de fazer os 3 pontos contra eles, somando então 42. Portanto acho que 41 é pouco, ainda mais considerando nosso saldo de gols.
-
Até tu Mateus! Pedindo para o LA fazer o Coritiba amolecer o jogo. Quer dizer que para se salvar vale qualquer maracutaia. Parece que já estão acostumados a ganhar desta foram. Logo o Avaí que se diz tão honesto. Com uma história tão limpa.
-
José Santos, fostes contemplado. Passa lá na Loja Pereira Oliveira e retira o teu prêmio.
Ah, não lestes a postagem anterior?
Postar um comentário
Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.
Siga-me
Pesquisar no Blog
Seguidores
Artigos recentes
Minhas Referências
-
-
Um Ano Para Se EsquecerHá 2 semanas
-
ComendadoresHá 3 semanas
-
PATRIOTA.Há 3 anos
-
-
-
Nação avaiana de LUTOHá 6 anos
-
Regularidade duvidosaHá 7 anos
-
OoOo campeão VoltôÔôÔHá 7 anos
-
Parabéns Mulheres AVAIANASHá 7 anos
-
-
-
-
Reforço chegandoHá 8 anos
-
PITACOS SOBRE A MUDANÇAHá 9 anos
-
-
-
A culpa é do regulamentoHá 9 anos
-
Sabe de nada!Há 10 anos
-
Parabéns, Ronaldo!Há 11 anos
-
Recomeçou!Há 11 anos
-
PaciênciaHá 12 anos
-
FraZéHá 12 anos
-
-
Otimos Números esse apresentados... Eu também cheguei a fazer minhas contas e mais contas acredito que 41~42 escape do rebaixamento com 41 talvez a briga seria pelo numero de vitorias ou saldos de gols ( pessimo para nós). Acredito que America MG , Atletico Pr , Ceara , vão ser rebaixados... tanto pelo futebol apresentado e pelos adversarios. Nós teriamos então uma briga com cruzeiro , bahia e galo (esse ja esta muito mais salvo) para nao rebaixarmos... Por isso temos que acreditar! sim é possível! Se fizermos uma analise de que podemos vencer o ceara (sim!) , vencer um Sao paulo meio em crise tudo mais... ( lembra do crime contra o inter no beira-rio (2010)?) , depois pegarmos o cruzeiro em casa ( Final de Copa do Mundo) vencendo esses 3 jogos praticamente conseguiriamos a salvação faltando vasco ( jogar com 3 zagueiros 3 volantes seja que deus quiser hehe) um coritiba sem grandes objetivos (L.A pode dar uma força hehe) e bom o classico a parte (Raça para vencer) .
bom era essa minha analise
abs