A crítica pura sem razão

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Se tem coisas que me irritam, uma delas é a crítica sem noção.


A crítica é um comportamento tipicamente humano. Nenhum outro ser vivo é capaz disso, de observar o mundo, tirar conclusões e estabelecer uma opinião, uma análise, baseados em seus critérios. Separamos e/ou julgamos as coisas naturalmente. Todos fazemos isso, em menor ou maior medida. É uma forma de nos conduzirmos pelas nossas crenças. A crítica, quando bem fundamentada, é uma aula.


Agora, há a crítica sem noção. O que é isso?


Bom, está muito mais relacionada com a teimosia, com a capacidade de ser pertinaz, obsessivo, de não querer compreender que existem outras opiniões, muitas vezes mais bem fundamentadas. O sujeito que assim o faz não tem empatia, não se põe no lugar do outro. Ele é o cara que acha que sabe do que está falando e, mesmo que haja uma informação abalizada do outro lado, a dele é sempre razoável, a melhor, a que tem mais critérios, pois quer ser mais crítico, se achar o melhor crítico, é o sujeito que “tem direitos de emitir opiniões”. Só ele sabe, os outros não.


Nesta semana houve na blogosfera avaiana críticos à postura do clube em poupar jogadores.


Até aí tudo bem. Uma crítica, ou uma dúvida são bem aceitas. Faz parte daqueles ditames que foram descritos acima. Os do bom crítico.


Porém, baseado na lógica do “sem noção”, há quem duvide até que hajam enzimas em nosso organismo – a alegação da poupança – que nos controlam o metabolismo, ou imaginam que isso é discurso sonso e sem sentido. Frescura, supõem alguns. Tudo por que acreditam que jogador de futebol é um ser não-humano, que foi feito pra se estabacar mesmo e não merece, se quer, um aceno de bom dia. A ordem é: “que estes caras se danem, que quebrem a perna, se possível, mas que joguem até à exaustão pelo meu time. Não jogar por causa de uma amigdalite? Já se viu uma palhaçada dessas?”


"E tem mais", dizem, "sentado aqui na minha confortável cadeirinha, eles lá no campo têm que fazer jus ao salário que ganham, ou ao trabalho que escolheram. Só que faltava o sujeito que ganha muitas vezes mais do que eu se sentir cansado." É a insinuação estúpida de quem está pagando uma alta mensalidade e, por isso, quer resultados.


E ai de quem diz ao contrário. Chegam a duvidar da capacidade profissional de algumas pessoas. O Dr. Zunino é um médico renomado na área de patologia clínica, reconhecido em todo o Brasil. Os médicos do DM do Avaí são de uma alta competência na área. O nosso próprio DM já deu mostras do que é capaz na recuperação de atletas. Emerson Buck, o nosso preparador físico, é conceituado em todo o Brasil. Antonio Lopes dispensa comentários e conhece todos os caminhos do futebol. E aí teve gente que duvidou das decisões desses coitados, desses infelizes que devem ter feito faculdade por telefone. Acham, os críticos sem noção, que disso os profissionais da área médica do Avaí não entendem nada. Ele, o critico sem noção é que sabe. O crítico sem noção é que é o cara.


Nem sei por quê eu perco mais tempo com isso. Se no estádio há gente que vaia copiosamente um time que faz um bonito papel no campeonato brasileiro, imagine quem fica sentadinho em frente ao teclado descansado, na calada da noite, tirando meleca do nariz, e achando um jeito de fazer valer os seus míseros 100 reais por mês.

6 comentários:

  1. Rodrigo V. R. disse...:

    Cara são opiniões apenas respeite. Vejo tu todo dia se metendo em tudo e falando de tudo aqui no blog mesmo sem ser profissinal em algumas das áreas que vc opina, inclusive tripudiando de profissionais da imprensa e difamando a empresa Gaúcha de televisão, alias concordo com tudo que vc fala sobre eles e sobre a empresa, não valem um ovo.
    Não duvidei dá capacidade do departamento médico do Avaí, não duvidei das enzimas, mas continuo com minha opinião de que jogador só deve ser poupado quando sente dores ou contusão e não por causa de enzimas.
    Se vc não quer discussão fecha o blog.
    Sem noção é não ter opinião e ficar calado, não é o teu caso, e tb não é o meu com toda certeza.
    Quanto ao seu texto sei que não foi só para mim, mas foi principalmente para mim ou ao menos foi minha opinião que despertou a vontade de escrever esse post, e não adianta falar que não, sabemos que foi, sem problemas, é sua opinião e eu respeito apesar de não concordar.
    Abraços

  1. Curioso, né, Rodrigo.

    Eu tenho que respeitar as opiniões. E a minha, alguém respeita? Já me chamaram de chapa branca, puxa-saco, alienado, bobalhão, justamente por ter uma opinião, mas a opinião de todos os outros eu tenho que acatar, eu não posso ofender ninguém.
    Quer dizer que eu devo fechar o blog para não "contrariar" os outros? Mas se eu mandar alguém calar a boca por escrever asneiras, aí não pode?
    Sensacional, rapaz.
    Na outra postagem tu dissestes que eu entendo de tudo, que me meto em tudo. Quer dizer, estou tentando argumentar, sob o meu ponto de vista, as coisas que são postadas e discutidas por todo o lugar, mas aí é querer passar por entendido? Muito curioso.
    Ah, e também mencionastes que Fisiologia não era a minha área. Lamento te informar que é, sim. Por formação, pois para tirar um diploma de Biólogo o sujeito tem, obrigatoriamente, saber disso.
    E por trabalho. Trabalho em laboratório, se tu não sabes e, para isso, para entender como saem os exames, tenho que saber como a coisa funciona, inclusive as enzimas, senão sou despedido.

    Uma coisa é não querer aceitar, outra coisa é contra-argumentar com argumentos equivocados. Mas, não fique triste, os pernas de pau do Avaí estão sendo bem tratados, para teu desespero.

    E legal que o chapéu serviu.

  1. Rodrigo V. R. disse...:

    Quando falei em fechar o blog me referi a frase que vc falou no final do texto "que não perderia mais o tempo com isso" as discussões são boas. E a respeito do que disse sobre vc falar de tudo e saber de tudo foi justamente para exemplificar que as opiniões tem que ser respeitadas, podem ser contrariadas, mas tem que ser respeitadas, foi isso que quis mostrar.
    Quanto a estar equivocados os meus argumentos, ai é tua opinião e eu respeito.
    O problema é que subestimas a chamada "avaianidade" dos outros e se achas a o maior e melhor de todos os avainos, e isso não existe, sempre dando coices na nossa torcida. E achando ruim quem critica. Se eu falo as coisas é porq quero um Avaí melhor/forte e com mais conforto para o seu torcedor.
    Ja me chamasse de cobra criada meu amigo ou já esquecesses desse episódio.
    O chapéu não serviu até porq não me acho sem noção, mas claramente percebe-se que foi direcionado, por causa do meu comentário na postagens abaixo, mas tudo certo to sempre emplacando nos blogs, é ibope.
    Na faculdade tive aulas, ainda que poucas, de filosofia, sociologia, economia, ciência política, no entando não sou especialista em nenhuma dessas áreas, aliás entendo muito pouco delas, mas nem por isso deixo de ter opinião sobre essas questões. Minha opinião sobre as enzimas é aquela a sua é outra e deu nada mais que isso.
    Não fico triste com poucas coisas, muito menos discussões em blogs sobre futebol e afins.
    Táx nervoso, vai pescar.
    Abraços

  1. Camarada, se não sabes argumentar, se a tua lógica é aquela que só tu pensas, fica quieto, não fala nada, não diga bobagens. É melhor pra ti, se quiseres continuar dizendo merdas. Queres dizer o que tu achas que é importante? Monta um blog pra ti, camarada.

    Antes de tu nascer eu já brigava com a ditadura militar para isso, para que todos nós pudéssemos dizer o que quiséssemos, fosse o que fosse. E a liberdade de expressão exige, acima de tudo, responsabilidade. Ou seja, há momentos que devemos reconhecer os nossos erros e sabermos até onde a gente pode ir.

    Aqui, neste blog, eu tenho a liberdade de dizer o que eu acho que devo, o que bem entendo. E, detalhe, não devo nada para ninguém. Nem pra ti e nem pra qualquer um.

  1. Rodrigo V. R. disse...:

    E eu muito menos devo para ti. Mas eu comento o que eu quero a hora que eu quero e onde eu quero.
    Não estás contente com meus comentários é só apagar, afinal o blog é seu, mas não deixarei de comentar sobre as diarréias que tu proferes.
    Me diga no que eu errei, e em que eu passei do limite, apenas expressei minha opinião, vc é que vive incomodado com a opinião dos outros e sempre que pode faz pouco caso da torcida avaiana, como já disse, se achando o maior dos avaianos.
    Acho que quando a pessoa faz um blog é para qualquer pessoa ler as postagens e se quiser comentar, certo ?
    Ou tu escreves para apenas vc ler e alimentar seu ego inflado, faz assim então, abri um arquivo no Word e escreve todas as tuas bobagens e guarda em uma pasta só sua nomeada de Latrina do Alexandre, ai só você lê. Mas enquanto vc não faz isso está sujeito a opinião de todos que entrarem para ler seu blog, inclusive a minha, se vc se com elas - opiniões - ou não, aí é problema seu enão me diz respeito.

  1. É, Rodrigo, quanto diferença, hein?
    Conheces a famosa frase de Lavoisier? "Posso não concordar com nada do que dizes, mas preservarei até à morte a tua liberdade de expressão."
    Esse é meu lema, camarada. Cresci sob a bandeira da democracia. O fato de divergir e debater ferrenhamente as opiniões não é motivo para afastar e nem isolar as pessoas.
    Tu já me sugeristes fechar o blog, escrever em outro lugar, ou seja, na tua lógica sonsa, quando não acompanho a opinião dos outros, o melhor é me afastar.
    Nunca, rapaz, jamais se corre da luta pela liberdade de expressão, esteja certo disso, ainda mais quando esta é tolhida.
    Aprenda, você, a conviver com as diferenças. Eu convivo.
    Sabes o Gerson Santos? Pois, então, é uma das pessoas com quem tenho mais divergências de opinião, mas é um amigo, que aprendi a gostar. Quando ele começou a se inserir na blogosfera, um monte de gente bateu nele, deu de dedo, execrou o sujeito, afastou, segregou. Sabes por quê? Porque ele tinha opinião, não era um boca-alugada, diferente de muito neguinho bom por aí. E eu comecei a admirá-lo exatametne por isso, pela opinião, sem correr do pau. Hoje eu o tenho como um amigo nesse mundo aí. Nunca, jamais, em momento algum eu o mandei fechar o blog ou escrever em outro lugar para satisfazer o ego. Aliás, vens me dizer que meu ego precisa ser alimentado? Hahaha.
    Sabes quantas pessoas entram no meu blog por dia? Também não sei. Não me importa. Não que eu desmereça quem vem, mas o objetivo disso aqui não é esse, não é platéia, é dar opinião.
    Quando tu cresceres, um dia, vais entender tudo isso. Continua que tu aprendes.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets