Os significados de jogar e de competir

domingo, 22 de agosto de 2010

Que ouça quem tem ouvidos para ouvir e leia quem tem olhos para ler, mas o uso das palavras corretas é uma elaboração mental de determinado esforço, cujos resultados nem sempre são os desejados. Nem todo mundo consegue, é óbvio. O incauto cai, por isso, em suas próprias armadilhas. Claro que é tarefa hercúlea, difícil, às vezes onerosa, mas se bem elaborada satisfaz o esforço. Pensar é bom, desde que bem pensado.

Há dois anos estávamos na série B do futebol brasileiro. Disputávamos os jogos para o acesso. Eram jogos, mesmo, ou seja, qualquer resultado positivo era válido. O famoso meio a zero era o que mais se ouvia. Jogar bonito? Necas! Craque no time? De jeito algum. O que importava era ganhar os jogos e subir, e ter um time competitivo para isso. Tudo era direcionado para subir, o apoio da torcida, as batalhas memoráveis, a extraordinária entrega da diretoria. Só havia um objetivo: estar na série A.

Chegamos! Jogamos o campeonato.

E eis que, de repente, quando vejo o Avaí jogando a série A, percebo torcedores exaltados para que façamos um resultado consagrador. Qualé, ô? Que é isso?

Agora, na série A, o Avaí precisa definir uma meta e competir no campeonato. Os interesses são outros, os objetivos mudaram, o jogo jogado se acabou. Vamos olhar o campeonato a partir de agora. Vamos competir!

Salvo raríssimas exceções, ninguém me vê aqui falando de resultados ou analisando o jogo. Embora tenha algum conhecimentozinho básico sobre esse troço jogado dentro das quatro linhas, prefiro deixar isso para os "ixpecialistas". Mas prefiro dizer que no campeonato estamos bem. E se chegarmos em 16o. lugar, ainda estamos na série A. E porque digo isso? Por que arrogância é um negócio que o carteiro não deixou lá em casa.

Se alguém quiser continuar torcendo para o meio a zero, para jogos ganhados no sufoco, para lances duvidosos, gols de mão aos 45 do 2o. tempo, tudo bem. Mas mude de time e passe a torcer pra gente da série B. Série A é competição e estamos conversados.

4 comentários:

  1. Unknown disse...:

    E ainda terminamos a rodada em quinto lugar! Eu vou repetir algo que não sei se já disse aqui, mas se o Avaí tiver um pouco de ambição (que faltou no ano passado), é possível sim brigar por uma vaga na libertadores!
    Abraços.

  1. Pois é, meu caro, mas eu já tenho dito isso há algum tempo. Tem gente que não acredita, são um bando de desesperados, sofrem de ejaculação precoce e estão sempre com um viés negativo. Digo e repito: estamos competindo, fazendo o campeonato ao nosso jeito. Quem viver, verá.

  1. Unknown disse...:

    Lembras que no poema À espera dos bárbaros que postei em meu blog, comentaste perguntando se eu tinha algo para avançar na leitura? Infelizmente, na leitura, no momento não me recordo de nada, mas em DVD um filme bem interessante, caso não tenhas visto é o "V de Vingança". E tem outro filme onde bombeiros queimam livros o "Fahrenheit 451", que tb vale a pena assistir.

  1. Ah, bons filmes. Eu assisti aos dois, muito bons. É aquela história que eu chamo de anarquia do limite que tende a zero. Quando se chega o poder, é hora de mudar tudo de novo, sempre à espera dos bárbaros que não vêm. rsrs

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets