Do alicerce à obra

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A demissão de algumas pessoas ditas "profissionais das categorias de base" do Avaí reflete uma situação muito importante: algo está mudando lá dentro e não é pouca coisa.

Discordando de meus amigos André Tarnowski e Gerson Santos, cujos textos devem ser bem lidos e entendidos, não havia um paraiso (ui, que nome feio!), ou estava tudo muito bem nessa área do Avaí. Não! De forma alguma.

Todo mundo que acompanha futebol de maneira crítica e ponderada, e não como torcidas bipolares que andam por aí, sabe que um clube de futebol, se quiser se manter por longos anos disputando campeonatos sérios, deve investir pesado nas suas categorias de base. Um edifício, o qual se pretenda que não caia, tem que ser construido com bons alicerces. Essa retórica é mais velha que a certeza de o sol nascer todos os dias. Mas é válida.

Até há bem pouco tempo acompanhávamos o desempenho insonso de nossos atletas juvenis ou infantis. Um ou outro era aproveitado no time de cima. Quem visse os trabalhos ali executados sabia que o caldo era ralo e a sopa era sem sal. Bastou, contudo, dois bons anos de muito trabalho e já fizemos um bom papel na famosa Copa São Paulo, torneio jogado pela petizada nos meses das tempestades de verão e quando os marmanjos estão estarrados pelas praias do mundo.

Apresentamos bons valores naquele campeonato, mas que, em virtude de um acompanhamento ineficaz e preguiçoso de suas carreiras, alguns deles estão deslizando para o limbo eterno do futebol. Uma pena! Os problemas nem paravam por aí. Soubesse-se de peneirões vergonhosos e escolhas estranhas nas redondezas da nossa cidade, de corar mafioso. E aí se constatou que aquela performance foi muito mais devido ao talento individual daquele grupo do que um planejamento controlado.

Os torneios subsequentes, onde outros garotos surgiram, foram de pantomímicas apresentações, não revelando trabalho, mas acasos. Era preciso mudar alguma coisa. A gota d' água, creio eu, foi a presença de torcida organizada do Internacional dentro da famosa concentração-favela estampada na entrada o estádio, fato atestado pelos camaradas do blog Pitaco Azul.

Houve um deu! chega!

Não acredito que quem venha pra comandar estes trabalhos seja ruim a ponto de torcermos os narizes. Também não faço alusões a conspirações que possam derrubar nossa parceria. Como tudo na vida, as melancias se acomodam perfeitamente no caminhão e, com certeza, se ele (o Luis Alberto) se indispor com a direção por estar fazendo um trabalho que ele não goste, que converse a respeito. Na minha opinião, o Avaí deve estar em primeiro lugar.

Eu não lamento saidas. Eu saudo as chegadas. Se quem vier for capaz de apresentar um bom trabalho, tenho certeza que um caminhão de bombeiros já está reservado aos campeões. Se não, começa de novo, que isso não é vergonha para ninguém.

13 comentários:

  1. É preciso acordar e ter junto a divisão de base bons profissionais, profissionais comprometidos não só em formar atletas, mas também em formar homens de bem.

  1. JAISON EDUARDO disse...:

    Muito bem dito parabéns pelo excelente comentário.

  1. Corroboro ambos os comentários. E digo mais: vamos ter boas surpresas daqui pra frente.

  1. Pitaco Azul disse...:

    Alexandre, algum comentário sobre a empresa do filho do presidente? Ela participará das negociações? Esta mistura é ética? Abs, Marcelo

  1. Meu camarada do Pitacos, como já comentei lá no blog do Rafael, conheço o Gabriel desde que ele usava fraldas. ´?e um sujeito formidável.
    Jamais, em momento algum, tu vais imaginar ele fazendo alguma besteira que prejudique o Avaí.
    Ele estava montando algo em relação aos contratos com atletas da base e, até onde eu sei, seria uma maneira de evitar que a coisa perdesse o fio. Todos nós sabemos que as relações entre atletas da base e os clubes sofre interfência de todos. Quando um guri desponta, até o cachorro da família dá palpites. O que o Gabriel deve fazer é algo no sentido de dar boas condições para todos, para o Avaí e para os atletas. E se ele me decepcionar, vou dar uns tapas nas orelhas. rsrsrs.

  1. Pitaco Azul disse...:

    Desculpe Alexandre, mas não me convenci. Não acho certo o filho do presidente se aproveitar das informações privilegiadas para obter lucro. Ele nem precisa fazer algo certo ou errado. A presença dele negociando, no meu modo de ver, já é anti-ética.
    Abs, Marcelo

  1. O cara vai trabalhar em benefício do Avaí e tu ainda pões dúvidas? Que informações privilegiadas? E o trabalho do João Carlos no passado era o que?
    Sinceramente.

  1. Thiago disse...:

    Alexandre, e o pior é que continuam dando "porrada" no Avaí... TODA HORA! por TUDO...

    E pior... Não é imprensa não. É "torcedor", é blogueiro!

    O que fazem não são críticas construtivas... NUNCA!

    Porra, eu estava de saco cheio dos blog's do Avaí, cheio de CORNETEIRO SEM MOTIVO! SEM MOTIVO SIM!!! Só pelo prazer de criticar ou por serem uns frustrados chatos!
    E outros por invejinha de quem tem informação...

    Ficam reclamando... PROCURANDO e INVENTANDO problemas!

    O Avaí nunca esteve tão bem e continua melhorando ô seu BANDO DE CHATOS!

    Porra, parecem tudo uns invejoso, tem inveja do Zunino, tem inveja de blogueiro que tem informação...

    Não é a tôa que tem blog "avaiano" (eu acho que é...) que alvi-rosado gosta de ler... ¬¬'

    "Ah.. Mas são críticas construtivas.." MENTIRA! É PURA PEGAÇÃO DE PÉ!

    É GOSTAR DE RECLAMAR! É SE AUTO-PROMOVER! É CORNETEIRISMO ao extremo!

    "Ah.. Não podemos reclamar mais??? que já vem os 'puxa-saco' do Zunino"

    Não é proíbido reclamar não.. MAS O QUE FAZEM aí na blogosfera avaiana É RIDÍCULO!

    Parece que o Avaí está na 4ª divisão do futebol e está falindo...

    É toda hora dando porrada no Avaí! Não é imprensa não! são "torcedores"...

  1. Meu caro Thiago, eu sempre fui a favor da livre expresão na internet. Eu, particularmente, tenho opinião formada sobre uma porção de coisas e não refugo.
    E também preservo as opiniões alheias, mesmo aquelas que parecem contrárias às minhas.
    Como diz o meu amigo André, ás vezes o sujeito fala 6 e eu falo meia duzia. Ou seja, no final dá tudo no mesmo.
    Agora, se há uma coisa que eu acho que a gente deve dar crédito, principalmente aqueles que sabem construir uma idéia, é para a direção do Avaí. Foi feita muita coisa nestes últimos anos que nos enchem de orgulho.
    Tem erros? Claro, muitos, vários.
    Mas são erros que a gente consegue apontar, ou seja, fáceis de resolver, bastando apenas e tão-somente um pouco de boa vontade.
    Agora, o que eu me bato é a crítica em forma de presunção. Isso eu já acho complicado, e não ajuda em nada.

  1. ASSINO QUANTAS VEZES FOR PRECISO O COMENTÁRIO DO THIAGO!!! PARABÉNS THIAGO!!! NOBRE AMIGO ALEXANDRE NOS TEUS TEXTOS TAMBÉM ASSINAREI E CONFIAREI SEMPRE, ATÉ DE OLHOS VENDADOS!!! ABRAÇOS DE UM EX-BLOGUEIRO QUE SAIU DA BLOGOSFERA DEVIDO A MUITAS COISAS QUE O THIAGO ESCREVEU E MAIS ALGUMAS COISAS AINDA!!! GRANDE ABRAÇO MEU NOBRE AMIGO ALEXANDRE

  1. Totô, só lamento tu teres corrido do pau. Sem essa, meu velho. Fundamenta o que tu pensas e manda ver. Ninguém tem que te dizer o que tu deves ser, apenas tu mesmo. Se és crítico ou admirador do Avaí, dane-se, manda à merda quem quer te comandar. Faça do jeito que tu achas certo e o resto come com batata frita.
    Quem quiser vir aqui no MEU BLOG, repito, MEU BLOG, ou me atura, ou debate. E se quiser debater, que tenha conteúdo, ou então corre daqui.

  1. Sem querer entrar em polêmica, foram três demitidos, mas, a Rainha da Inglaterra continua firme...
    Saudações AvAiAnAs!
    André Tarnowsky Filho

  1. Esse a gente sabe que não sai, tem a chave do freezer.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets