Que sirva pra alguma coisa

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Não está mais complicado. Passamos da fase do complicado. Agora os crentes apelam pras rezas. E os ateus, como eu, para aquele João Caminhante 12 anos. E quem não bebe e não reza, que comece a praticar ioga.

As lições que o Avaí (torcedores, diretores, jogadores, vendedores de pipoca, os quero-queros) está tomando neste segundo ano de série A do campeonato brasileiro estão sendo amargas, cruéis e terríveis. Todos estamos comendo o pão que o diabo mastigou, pisoteou e amassou com uma botina de ferro fundido. É preciso, de uma vez por todas, aprender muito com isso.

Se continuarmos na série A, o que é muito difícil, que se faça uma revisão dos princípios e das metas estabelecidas para não repetir a dose em 2011. E que seja uma revisão séria, feita por homens e mulheres com responsabilidades. Se cairmos para a série B, o que é quase inevitável, que possamos, numa possível volta, fazer a coisa com mais juízo, assumir nossa realidade. Admitir os erros não é vergonha pra ninguém, não se vai perder casamento por isso, mas que se admita que fracassou por estupidez plena e absoluta. A vida segue. Quando voltar a ganhar, com certeza voltarão as faixas de “esse eterno”, “aquele fantástico”, o “outro é guerreiro”, e muitos esquecerão tudo isso. Se há uma coisa que torcedor não tem é rancor.

Mas é bom que se tenha noção de coisas óbvias. E parece que isso foi esquecido.

Participar de um campeonato difícil, encardido e equilibrado desses não é para qualquer um. Não se disputa uma competição destas apenas para participar. “Não quero nada, só vim aqui para ver como é que é.” Não, não funciona assim. Claro que as ambições são medidas de acordo com as competências de cada um, mas ainda assim deve haver alguma ambição, por menor que seja. Ir a uma festa de gala e ficar no seu cantinho, sem comer e nem beber e para que ninguém te veja porque não tens uma roupinha decente, então é melhor não ir.

O Avaí, em 2009, embora também não tivesse grandes ambições, mostrou a todos que era competitivo, que tinha fibra, garra e, mesmo com parcos recursos, apostou na voluntariedade e na disposição de atletas, na comissão técnica e no apoio de seus torcedores. Em 2010, contudo, apostou em atletas inválidos, em meia dúzia de maus carácteres, em “estrangeiros” que não sabem sequer onde fica a Ressacada, e ainda por cima quis tirar da torcida aquilo que ela não tem. É preciso que se diga que qualquer clube de futebol no mundo, que aposte suas fichas na capitalização das arquibancadas, está fadado ao fracasso. Da arquibancada pode sair dinheiro, que irá pagar o ônibus, o padeiro, o massagista, o trio elétrico para as festas, mas nunca o financiamento de uma campanha. Não sou economista e nem administrador de empresas. Apenas um simples biólogo. Mas não sou burro.

Agora se quer culpar o coitado do goleiro pela cagada. Bobagens! O problema não foi o goleiro tanso, o juiz ladrão, o gol perdido por um incompetente, os imbecis da imprensa, mas um conjunto de fatores, que são escondidos enquanto a maria-mole é doce. Mas é na desgraça que o sujeito percebe o mundo ao redor. Deve perceber! E ele é feio e horrível. A vida não é bela coisíssima alguma. Os cenários são cinzentos e cheios de intempéries. Mas quando se planeja as coisas com humildade (preste atenção: humildade!) e perseverança, se consegue atingir os objetivos pautados. Tornamos as coisas menos traumáticas agindo assim. Um pouco mais ensolaradas, diga-se. E humildade, para isso, é o primeiro passo. Não é ser medíocre, mas ter os pés no chão. Acima de tudo, afastar as vaidades e se pensar que, o que é conquistado com suor e lágrimas, deve ser valorizado. Sempre!

O Avaí em 2010 exacerbou sua cota de vaidades. Ampliou sua capacidade de arrogância. E intensificou sua conduta grosseira, ao fazer as coisas de supetão. O Avaí chegou a virar as costas para o seu torcedor, o único patrimônio palpável que possui. Isso é inadmissível.

O Avaí mostrou que é um pobre que quer parecer bonitinho. E demonstrou, com toda a capacidade absurda, que o sucesso, quando sobe à cabeça, tende à queda do incauto no mais profundo dos abismos.

O pior de tudo é que a cartilha desse fracasso estava bem ao lado. Era só atravessar a ponte. Mas, na Disneyland avaiana, alguém está esperando ficar pior para tomar alguma decisão. Quem sabe com ingressos a 1 Real? E na série B, jogando pra não cair contra um Duque de Caxias e tendo as melhores acomodações dos times brasileiros. Que tal?

6 comentários:

  1. Sérgio disse...:

    Em resumo: esta meia dúzia de bestas implodiram o Avaí de dentro pra fora.

  1. Alexandre, muito nas antigas travamos algumas farpas no Orkut. Você sempre defendendo o Zunino em tempos de série B (quase caindo para a C). Pois bem, parece que finalmente o amigo acordou e botou o dedo na ferida. Meu caro, estamos na A, subimos, tivemos um ano espetacular em 2009, mas não nos organizamos, infelizmente. Isso sempre foi a tônica da gestão Zunino. Sinceramente não sei como ele vai bem nos negócios da empresa dele. Como administrador de clube de futebol ele é péssimo. Todos sabíamos que apesar do título o time era fraco... Muitos falaram da Paranização do Avaí (LA o retorno)... Infelizmente é recomeçar... Série B em 2011. Tomara que a porrada sirva para acertar as mancadas de 2010 e que Zunino tenha pulso firme (Ele nunca teve). O pior é que eles subirão... É hora de começar a arrumar a casa para 2011, pois 2010 já era. Parabéns pela análise. Até tú? Não acreditei!!! Rs...

  1. Sergio, creio que seja mais ou menos isso, uma implosão. Se alguém souber juntar os cacos, podemos dar a volta...

  1. Guilherme, não mudei o discurso, eu sempre dei valor a quem merece. Para um bom entendedor...

  1. Eron disse...:

    Alexandre, pelo visto o meu pensamento não foi único, o Guilherme teve a mesma impresão que eu tive e que foi comentada no seu post "Comigo o papo é reto"; mas, tenho certeza que tanto ele como eu não colocamos isso como crítica.
    Alias, saber reconhecer ou mudar de posição (talvez não seja o caso)é coisa de sensatos e somente com sensatez que que poderemos reformular pensamentos e posições (neste caso é dirigido à diretoria), pois, como você, também, acredito que já caímos para a B, só se acontecer um milagre, mas, como não acredito em milagre.....
    De qualquer maneira meus parabéns pelos seus últimos comentários, espero que algum esperto lá dentro do Clube também esteja lendo.
    Um abraço

  1. Eron, talvez não seja a questão de "reconhecer a crítica", mas de entender que o Avaí mudou. Se no passado, ainda que os resultados não nos fossem favoráveis, havia uma disposição em acertar, em buscar o melhor, em trabalhar duro e com dificuldades. Agora o compromisso parece, ao nosso ver, de valorizar as vaidades lá dentro. Disso eu não participo.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets