O melhor time de todos os tempos da última rodada

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Quem me acompanha sabe que não apito em contratações e nem em demissões de jogadores. Não me levo pela emoção de dizer que esse não veste a nossa camisa e aquele é o nosso sonho de consumo. Não ajo assim, por um razão muito simples: jogador de futebol, que chega ao profissionalismo, tem capacidade suficiente para fazer o que se destinou na vida, que é jogar futebol. E jogar bem, ser regular, no mínimo honrar a camisa que enverga. Pelo menos manda a regra que assim seja.

Um perna de pau pode ser capaz de fazer um gol histórico e nos dar um título e um craque amado por todos poderá perder um gol feito ou um pênalti. Amor e ódio, céu e inferno, são tão passageiros quanto as gotas da última chuva.

Ah, Alexandre, quando o jogador vem do lado de lá das pontes, não deve haver uma crítica sobre isso?

Bom, o problema é todo do jogador. Em qualquer lugar do mundo onde numa cidade há rivalidades ferrenhas, o jogador que pula de um galho para outro deve saber que vai enfrentar dificuldades e rejeições e deve jogar muito mais, no mais recente time, do que jogava no outro. Portanto, não serei eu a dizer isso. Ele sabe. Passa ou repassa?

O que eu debato é a condição estrutural de um clube, aquilo que há por detrás das cortinas. É o manter um time numa liga ou série competindo com dignidade. Muitas vezes pomos a culpa apenas nos jogadores e esquecemos que lá nos fundos existe uma leva de pessoas que é responsável direta por muita coisa. Desde o presidente, passando pelos acessores diretos, até o roupeiro e o massagista, todos devem atuar em prol do clube e fazer o time em campo jogar.

Os vaidosos e encrenqueiros devem ser afastados. E os incompetentes, devem ser retreinados para sua atividade ou mandados vender rapadura no pátio da igreja. Os bastidores de um clube de futebol devem estar voltados na armação de um bom time e nunca num mercado de varejos.

Tendo esse aporte nos bastidores, quem vier para jogar, além de toda a condição indispensável como atleta, também terá a competência necessária para desempenhar o seu futebol. E honrar a camisa que veste. Saber que por sobre seus ombros décadas de história cairão sobre ele. Que o número em suas costas já foi de ídolos do passado, presentes na memória e no coração de seus torcedores.

Por isso, não vou atrás de listas de dispensas e nem de contratações. Eu quero é que o Avaí Futebol Clube dê condições para que os atletas da próxima temporada, sejam eles quais forem, façam na Ressacada o melhor time de nossas vidas. E da vida deles também.

E que nós, avaianos, assistamos ao melhor futebol já jogado naquele gramado.

É o que nos basta!

2 comentários:

  1. Com todo o respeito que mereces, não faltou condições estruturais aos nossos "craques" este ano...
    Nem faltará em 2011!
    Porém...
    Saudações AvAiAnAs!
    André Tarnowsky Filho

  1. Bom, se um grupo de jogadores faz o que quer, decide quem é o treinador, manda na diretoria da maneira como foi feito, isso é sinal do que?

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets