Os Direitos Iguais

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

George Orwell escreveu a obra 1984, um livro que discutiu o tema do totalitarismo e criou o personagem Big Brother, o Grande Irmão que a todos vigia, cuja obra inspirou aquela bobagem global assistida a cada começo de ano. Este escritor também foi autor de A Revolução dos Bichos, um libelo que apresenta animais fazendo as cacas que os humanos também fazem. Lá pelas tantas ele apresenta uma frase antológica: “todos são iguais, mas há alguns mais iguais do que outros.” Serve para reflexão de nossos dias. E serve pra acompanhar as palavras de meu amigo André Tarnowisky, ditas no texto Esteves Junior, o politicamente correto, a respeito do que postula no site da Globo.com o boa praça, camarada, simpático e cuca aberta Esteves Junior.

Esteves escreveu, e tem todo o meu respeito pela sua opinião, que admiro, mas não deve ter compreendido - e não apenas ele - o que significa o Avaí ter se apressado e posto a sua bandeira ali também.

Pois o decano da blogosfera avaiana propõe que se dispense estas manifestações de amor pátrio às bandeiras dos clubes da Capital na entrada da cidade, logo após a saída da ponte Pedro Ivo. Estaria correto o Esteves, e todos que pensam como ele, se não houvesse uma tradição fortemente arraigada nesse aspecto por aqui, em nossa cidade. E, se ninguém percebeu, a disputa entre os dois está cada vez maior, que envolve, até, ocupação econômica.

Não há como não se descartar a rivalidade existente em Florianópolis. Desconhecer isso é não compreender parte de nossa cultura, da própria história em si. Há até impregnação política nisto, de momentos pretéritos do nosso cotidiano.

Avaí e Figueirense fazem parte das coisas da cidade, como a tainha, o berbigão, o boi-de-mamão, as rendeiras, a Lagoa, o Mercado, a Catedral, a Praça XV, a Ponte Hercílio Luz e tantos e tantos outros motivos de orgulho do nosso povo. Porém, o espaço é exíguo e não é para amadores.

Sabemos que uma famosa rede de entretenimentos, que faz bicos no jornalismo, quer fazer valer o clube das cores brancas e pretas (algumas vezes cor-de-rosa) como o representante mais fiel de nossa Capital. Suas inclinações são nesse sentido. Há um não-sei-o-que de direitos comerciais que precisam ser mais bem esclarecidos. A realidade, o que observamos, o que se vê no dia a dia é algo bem diferente. Onde está um, também deve estar o outro. Mas, nas linhas e entrelinhas do comércio futebolístico da Capital só vai restar um. É bom, por isso, que se antenem.

A briga já começou. A tal rede difundiu por aí a idéia de que aquela área é “sagrada”, civicamente falando, para ostentar bandeiras de times de futebol, exatamente quando um dia depois foi hasteada a do Avaí, por sua confirmação como clube representante da Capital na elite do futebol nacional também. Não gostaram da companhia e querem rever este ato, esta homenagem. Ora, querem patentear uma agremiação e afastar a outra, usando de argumentos toscos e chinfrins, quando lá nos bastidores o negócio é outro?

Embora haja uma ligeira tendência de torcida para o time das cores listradas azuis e brancas, comprovada nas reportagens da Revista Placar e nas pesquisas do Grupo Sensus e da RIC-Record, ainda assim a divisão é evidente e tem que ser respeitada. E valorizada.

O hasteamento das bandeiras naquele local significa dizer que ambos os clubes, ambas as tradições estão em evidência na Capital e devem ser reverenciadas, do ponto de vista da torcida. Um dos argumentos contrários é o de que estamos comemorando um vice campeonato de 2ª. divisão para um e uma salvação do rebaixamento para outro, cujo desenrolar não merece tamanha pompa e circunstância. Ué, e daí? Por enquanto, o que nos cabe é isso mesmo, até que em momentos melhores desfrutemos de títulos nacionais de maior brio. Enquanto isso não vem, façamos homenagens para o que temos.

E a melhor homenagem é a exposição de suas bandeiras em um local de observação pública, distinto e apreciável, sem reparações.

Aqui na Capital todos são iguais e nenhum é melhor ou mais igual do que o outro. Que todos, nativos ou imigrantes, compreendam definitivamente isso. Quem tiver garrafas vazias pra vender, no final, curtirá uma vida mais longa. Pensem nisso.

4 comentários:

  1. George disse...:

    Estava eu na leitura daquele texto (André) e pensei: ué, o Aguiar não vai opinar em tal polêmica? Hehehe. Valeu, bela mensagem a tua. Estou de acordo.
    Abraço.

  1. Não podia ficar fora dessa. hehe

  1. Mausé disse...:

    É isso aí, Alexandre. Se for pra discutir méritos temos um, por enquanto imbatível, o de campeão brasileiro. E o Esteves que represente melhor a torcida avaiana fazendo postagens diárias e pertinentes no blog da Globo e não seguindo a pauta da afiliada.

  1. Então, Mausé, a ordem é defender o Avaí. Daqui pra frente o bicho vai pegar. A roupa suja a gente lava em casa.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets