Florianópolis, a Ilha da Letargia

terça-feira, 22 de março de 2011

Hoje a nossa cidade completa 285 anos. Ao invés de festas, é o momento para reflexão.

Muito se tem discutido, apresentado propostas, feito levantamento de dados sobre a (i) mobilidade urbana verificada na Região da Grande Florianópolis. Surgiram críticas, opiniões, ameaças. E pouco ou quase nada tem sido feito. Mas os nossos problemas não se resumem ao trânsito, indo desde as ocupações ilegais a planos de contingência quando crises se estabelecem. Saúde, educação, infra-estrutura, violência são quesitos que nos preocupam. E o que nos aguarda para o futuro, ou mesmo para amanhã de manhã, é a terrível constatação de que não poderemos mais sair de casa, a continuar do jeito que está.

A região da Grande Florianópolis não é assim uma Cidade do México, uma São Paulo, uma Nova Iorque, gigantescos centros urbanos, megalópolis imensas, onde se justificaria uma paralisação completa e absoluta de seu trânsito, por exemplo. Não, nada disso! Temos poucos mais de 1 milhão de habitantes fixos e 50% flutuantes nas estações com apelo turístico. Estamos ainda no jardim de infância de uma grande metrópole do ponto de vista populacional.

Mas os sinais de caos megalopolitano estão evidentes e absurdos para as nossas dimensões. Trânsito conturbado, favelização progressiva, expansão imobiliária, sistema de saúde precário, violência acelerada, administração pública incompetente. Sim, este último ponto é o que determina um caos e um crescimento desordenado. A administração pública de uma cidade, que a vê crescer descontroladamente sem interferir, mostra-se inepta. Incompetente. Abarrotada de leniência. Frouxa e preguiçosa. E é a responsável direta pelo caos e a desordem. Faz vistas grossas à bagunça.

Uma cidade deve ser pensada e consertada quando algo não vai bem. O desenvolvimento deve ser programado, e nunca sob a ótica da reparação, ou do quebra-galho. O desenvolvimento deve ser analisado e projetado. Planejado.

Discordo frontalmente dessa posição de se rivalizar DESENVOLVIMENTISMO contra SUSTENTABILIDADE. As duas posturas devem andar juntas, alcançar um equilíbrio. Por diversas vezes se tem posto culpa nas legislações ambientais como fatores limitantes ao progresso, ao crescimento, ao desenvolvimento. Isso é uma enorme mentira. Põe culpa no meio ambiente quem não quer gastar com um bom planejamento. Quem é preguiçoso. Quem é incompetente.

A Natureza e a própria condição humana exigem os seus cuidados, pois sem isso não há razão para haver VIDA. Claro que em certos momentos o discurso de alguns ditos verdes parou no tempo, virou evangelização, não discute possibilidades, não admite propostas, rejeita revisão de projetos, abomina conciliações, afasta as negociações. Todavia, isso não significa dizer que pensar no meio ambiente para o desenvolvimento e crescimento de uma cidade engendrará algum conflito. Nenhum país, estado, cidade ou aldeia vive com as mentes tapadas, seja para o desenvolvimentismo absolutista, ou para o ambientalismo arrivista. É preciso avançar nesse projeto, é preciso transformar o sistema de produção onde prevaleça o humanismo, é necessário preservar os recursos naturais. Creio que numa administração pública com decisões firmes e propostas concretas, como não é a que temos em nossa cidade, poderemos viabilizar essa postura.

Florianópolis, a nossa terrinha de sol e mar de outrora, um pedacinho de terra perdido no mar, onde jamais a natureza reuniu tanta beleza, precisa ser repensada urgentemente. Ela será um local onde a natureza estará presente, continuará mostrando aquilo que o resto do mundo apreciou e admirou por aqui, ou será um paraiso de concreto e asfalto, de fachadas e vitrais, resultado da ganância imobiliária estapafurdia e da futilidade humana?

Se isso não for pensando de imediato, não for posto em pauta para saber que cidade queremos, é melhor as pessoas de bem começarem a fazer as malas e procurarem outro lugar para morar. Esta cidade, Florianópolis, pelo que se percebe, está com os dias contados.

5 comentários:

  1. Rafael VE disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Rafael VE disse...:

    Alexandre, ficou muito bom o novo visual do teu blog. Agora, com licença que vou ler o texto hehe

  1. Gilberto disse...:

    Alexandre concordo e assino o teu texto que é um abaixo assinado em prol de Florianópolis! É preciso dar um basta nas medidas paliativas e agir pela cidade, seu presente e seu futuro!
    E parabéns pela mudança no visual do blog!

  1. Rafa, percebes como eu me importo com meus leitores? hehe

  1. Gilberto, sabes a história da galinha dos ovos de ouro? É tali e quali Floripa. Estamos matando uma forma de todo mundo ser feliz por causa da ganância.

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets