O pau de galinheiro

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

É possível que alguns não concordem veementemente com o que vou dizer, mas, como diria Moisés do alto das montanhas, quem não quer inimigos que não dê opiniões. Não que queira arranjar inimigos, mas o contraditório torna a gente mais esperto. Bom, tenho a plena convicção que Gallo não era o cara para sair nesse momento, apesar de todos os pesares.

A primeira pessoa que me deu a notícia da contratação do Gallo foi meu amigo André Tarnowsky. Eu lembro muito bem de ter ficado p... da vida. Ainda disse: "não querem que eu vá mais para a Ressacada." Não achava, como não acho o técnico ideal para o Avaí, uma vez que naquele momento estávamos iniciando a temporada. Não estou sendo contraditório, mas apenas reflexivo. Precisávamos de um montador de time e não de contratador. Naquele momento, o Avaí vinha de um 5o. lugar nojento no Catarinense, campeonato onde passou boa parte do primeiro turno na zona de rebaixamento. Tal qual agora. E estávamos cozinhando em óleo podre a eliminação da Copa do Brasil.

O grande problema é que iniciamos o ano com o Benazzi. Um doidivanas falastrão, que se diz técnico de futebol e faz papel de extintor de incêndios nas horas vagas. Não era o homem para começar a temporada. Depois, entramos na Era de Aquário do amor cristão e trouxemos o Silas. É o sujeito que gosta de ficar de bem com todo mundo. Deixou Marquinhos Santos engordar por pura sacanagem, uma vez que o Galego não queria trabalho duro, e não impôs regras ao Marcinho Guerreiro (ah, você não sabe da história desse camarada? Um dia, quando tiver saco, eu conto) e permitiu que se criasse cobras na Ressacada. Algumas delas foram afastadas pelo Gallo depois.

Pois eis que os árabes, numa forma de ecumenismo monoteísta, levaram o cristão a viver no meio dos mouros, uma espécie de cruzada às avessas. Mas, a Ressacada estava um caldeirão fervente. Todo mundo punha o dedo na panela e se queimava. E todos apontavam o dedo queimado um no nariz do outro. Era o momento de se dar o famoso soco na mesa. E eis que veio o Gallo e eis que ele deu. Um verdadeiro martelo de Thor foi deitado sobre a mesa avaiana e cabeças incharam e rolaram.

Ocorre que dois problemas surgiram a partir daí, face ao que já estava acontecendo. As cobras mandadas infiltraram suas palavras pela mídia e pela torcida. Muita gente ficou com peninha de alguns mequetrefes traíras. E, depois, a diretoria não peitou a sanha contratadora de Gallo e seus miquinhos amestrados. O resultado? O pau do Gallinheiro ficou sujo demais para ser limpo e ele foi mandado cantar em outra freguesia, como é praxe no futebol brasileiro.

Se o tivessem segurado e definido que havia contratado demais, com qualidade de menos e exigido um trabalho adequado, certamente algum resultado estaria acontecendo. Todos verão que não era o Gallo o principal problema. Nem de longe.

O que fica de lição, se é que alguém quer aprender alguma coisa por lá, na Ressacada, é que times do porte do Avaí não podem errar por vaidades. E devem ter mãos firmes no departamento de futebol. Gente que entenda de futebol e não de negócios. E, lucidez das "lucidezas", jamais, nunca, em momento algum, um time como o Avaí pode virar as costas para a sua torcida. É um tiro de canhão atômico nos pés.

Bom, mas agora é tarde para lamentar. Vamos tentar jogar como um campeão, superar os melhores do campeonato numa jornada suicida, ou tentar formar um time para jogar bem a série B de 2012. E começar tudo isso com Edson Neguinho, para depois surgir um outro salvador da pátria, trazendo outra penca de jogadores, preparadores físicos, alguém que veja ser mixuruca a qualidade do time, que perceba que há cones malditos demais por ali e jogue com 200 zagueiros e 300 volantes.

Tudo porque no Avaí planejamento é requisito de norma de qualidade.

1 comentários:

  1. Gilberto disse...:

    Dizer o quê, meu caro?
    Na Ressacada parece que é o Vento Sul quem manda. Dependendo para o lado que sopra as coisas acontecem.
    Porém, algumas coisas ao meu ver são fatos: 1) Edson, depois do que fez ano passado (sul-americana), jamais poderia continuar no Avaí; 2)Tudo demonstra ser que os jogadores que entram em campo não são necessariamente os mais qualificados, mas os atletas mais "queridos" e de determinados empresários. 3) Por que naquela lista de "treinar em separado" não constou nenhum atleta da LA? Afinal, o "lateral" Gustavo está fazendo o quê?
    Pois bem, podem mudar quantos técnicos quiserem se a filosofia continuar sendo a mesma o rumo é para a série B, depois ...
    Além do mais, tem duas coisas que eu não consigo entender: 1) O desprestígio do Estrada; 2) O não aproveitamento de atletas da base neste ano.
    Mas, como este ano no campeonato brasileiro tem uns cinco times medíocres e mais uns tantos medianos, é ficar na expectativa de que "esse Avaí faz coisa"!

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets