Os verbos se conjugam de acordo com quem ou o quê vai cometer um ato. Minha estimada professora de Língua Portuguesa lá do Científico do Instituto Estadual de Educação, Dona Tânia Francallacci, me ensinou direitinho. Se hoje sei ler e escrever alguma coisinha básica, agradeço à ela.
E o Aurélio, outro camarada que me ajuda nos apuros quando a última flor do Lácio me atazana, me consola nos sinônimos e significados da nossa língua mátria. Ele informa que acreditar significa:
- Dar crédito a; crer;
- Ter como verdadeiro;
- Dar ou estabelecer crédito a; afiançar.
- Conceder reputação a; tornar digno de crédito, confiança; abonar.
- Conferir poderes a, para representar uma nação perante um país estrangeiro.
E que torcer significa:
- Acompanhar a ação de outrem por simpatia e desejo de que ele se saia bem;
- Simpatizar com um clube esportivo;
- Incentivar os jogadores de um clube esportivo, gritando, gesticulando, etc.
Ora, baseado no que a nossa língua portuguesa define e expressa, eu sou um torcedor e não um crente no Avaí, no sentido estrito dos termos.
Por que faço essa arenga filosófico-gramatical? Pela simples razão de termos que nos mobilizarmos como torcedores do Avaí para esta etapa final do campeonato do Ricardão-2011. Eu não vou à Ressacada por uma fé cega e inabalável nas coisas de nosso azul e branco listrado. Nem a favor e nem contra e esse é o ponto. O que causa supremas confusões. Suspeito e entendo até quem faça, mas não me mobilizo por isso.
Eu vou torcer, como alguém que quer o bem, pela paixão de anos com fervor afinco a este clube. Que ele sempre se dê bem e que suas coisas sejam sempre vistas pelo lado positivo.
Por estes dias repercutiu a notícia de que o clube vem perdendo sócios em função da má gestão no trato com o torcedor. Para mim são uns frouxos, modinhas e torcedores de ocasião, estes que correram antes. E daí que desistiram? O que isso vai nos ajudar nesse reta final? Por acaso vamos ser melhores em dezembro do que agora, apelando para essa lucidez e dizendo que eles é que tinham razão?
- Ah, vejam como esta diretoria nos engana!
Ãrrã, tá, a Grécia vai deixar de ser caloteira por causa disso? As contas dos americanos vão melhorar? O dólar vai baixar pra gente poder comprar produtos piratas do Paraguai? O Avaí vai se tornar um Manchester United a partir de agora com essa revelação bombástica? Aliás, pesquisa essa protagonizada e divulgada por um site ao qual eu quero distância. E gostaria de ver o método científico aplicado na pesquisa divulgada.
Não, pode parar, o Avaí precisa de torcedores, de incentivo, de fatos positivos, de mobilização da galera. Aconteceu este e outros fatos? Sim, vários, diversos, mas depois a gente conversa sobre isso. A fase de balanço e auto-crítica ainda não começou. O negócio agora é levantar a bola e deixar as fofocas e fuxicos vindas doladelá nos seus devidos lugares.
Eu torço é para o Avaí e não uso meu blog para fazer média para o pessoal da camisa preta-branca-verde-limão-de-caipinha, que é o que este site representa, que isso fique bem claro.
Os dois: Torcer e acreditar!
Nessas horas é que vemos quem são aqueles que sempre torceram pro Avaí, seja na C, B ou A. Os verdadeiros e fiéis torcedores!
Os outros, aqueles que estão abandonando o barco, fazendo "birrinha", cancelando carteirinha, utilizando seus blogs prá jogar a torcida contra o time, a diretoria, são como bem falastes uns frouxos, uns modinhas, e querem mais é aparecer. Porque ser "Do Contra" dá ibope!!!
Avaí é Paixão Prá Toda Vida!