Torcer ou acreditar?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os verbos se conjugam de acordo com quem ou o quê vai cometer um ato. Minha estimada professora de Língua Portuguesa lá do Científico do Instituto Estadual de Educação, Dona Tânia Francallacci, me ensinou direitinho. Se hoje sei ler e escrever alguma coisinha básica, agradeço à ela.

E o Aurélio, outro camarada que me ajuda nos apuros quando a última flor do Lácio me atazana, me consola nos sinônimos e significados da nossa língua mátria. Ele informa que acreditar significa:
- Dar crédito a; crer;
- Ter como verdadeiro;
- Dar ou estabelecer crédito a; afiançar.
- Conceder reputação a; tornar digno de crédito, confiança; abonar.
- Conferir poderes a, para representar uma nação perante um país estrangeiro.
 
E que torcer significa:
- Acompanhar a ação de outrem por simpatia e desejo de que ele se saia bem;
- Simpatizar com um clube esportivo;
- Incentivar os jogadores de um clube esportivo, gritando, gesticulando, etc.

Ora, baseado no que a nossa língua portuguesa define e expressa, eu sou um torcedor e não um crente no Avaí, no sentido estrito dos termos.

Por que faço essa arenga filosófico-gramatical? Pela simples razão de termos que nos mobilizarmos como torcedores do Avaí para esta etapa final do campeonato do Ricardão-2011. Eu não vou à Ressacada por uma fé cega e inabalável nas coisas de nosso azul e branco listrado. Nem a favor e nem contra e esse é o ponto. O que causa supremas confusões. Suspeito e entendo até quem faça, mas não me mobilizo por isso.

Eu vou torcer, como alguém que quer o bem, pela paixão de anos com fervor afinco a este clube. Que ele sempre se dê bem e que suas coisas sejam sempre vistas pelo lado positivo.

Por estes dias repercutiu a notícia de que o clube vem perdendo sócios em função da má gestão no trato com o torcedor. Para mim são uns frouxos, modinhas e torcedores de ocasião, estes que correram antes. E daí que desistiram? O que isso vai nos ajudar nesse reta final? Por acaso vamos ser melhores em dezembro do que agora, apelando para essa lucidez e dizendo que eles é que tinham razão?

- Ah, vejam como esta diretoria nos engana!

Ãrrã, tá, a Grécia vai deixar de ser caloteira por causa disso? As contas dos americanos vão melhorar? O dólar vai baixar pra gente poder comprar produtos piratas do Paraguai? O Avaí vai se tornar um Manchester United a partir de agora com essa revelação bombástica? Aliás, pesquisa essa protagonizada e divulgada por um site ao qual eu quero distância. E gostaria de ver o método científico aplicado na pesquisa divulgada.

Não, pode parar, o Avaí precisa de torcedores, de incentivo, de fatos positivos, de mobilização da galera. Aconteceu este e outros fatos? Sim, vários, diversos, mas depois a gente conversa sobre isso. A fase de balanço e auto-crítica ainda não começou. O negócio agora é levantar a bola e deixar as fofocas e fuxicos vindas doladelá nos seus devidos lugares.

Eu torço é para o Avaí e não uso meu blog para fazer média para o pessoal da camisa preta-branca-verde-limão-de-caipinha, que é o que este site representa, que isso fique bem claro.

6 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Os dois: Torcer e acreditar!

    Nessas horas é que vemos quem são aqueles que sempre torceram pro Avaí, seja na C, B ou A. Os verdadeiros e fiéis torcedores!

    Os outros, aqueles que estão abandonando o barco, fazendo "birrinha", cancelando carteirinha, utilizando seus blogs prá jogar a torcida contra o time, a diretoria, são como bem falastes uns frouxos, uns modinhas, e querem mais é aparecer. Porque ser "Do Contra" dá ibope!!!

    Avaí é Paixão Prá Toda Vida!

  1. Fábio disse...:

    EU TORÇO PRA CARAMBA e se vai dar certo ninguém sabe.

    Ano que vem to lá, independente dos adversários, isso é certo mô quirido.

    Abs

  1. Dinho e Fabio, torcer e acreditar no que os outros dizem são coisas bem diferentes. Coloquem os verbos nos devidos lugares e vejam a diferença.

  1. Seu Cunha disse...:

    O verbo conjugado pela direção é, eu ganho $$$$$$$.
    Os verbos conjugados pelo time são, eu perco, eu empato e rara vezes eu ganho.
    Já o torcedor faz uma junção de tudo, torce porque acredita e com o objetivo de ver seu time chegar. Quando passa não mais acreditar nas chances, tanto faz como tanto "fizeu"

    Penso que, quando não se acredita mais nas chances não faz sentido torcer.

  1. GiSevero disse...:

    Assino em baixo, do lado, atrás e onde mais for preciso...
    E a última frase do teu texto eu dedico à torcida enrustida e que se apropria do nome do nosso AMOR pra ser aceita e respeitada. Mas, o mundo é redondo e portanto dá voltas e eu tô abraçada na minha bandeira esperando esses mundos virtuais virem abaixo! Nada se sustenta sem verdade!

  1. Anônimo disse...:

    Acreditar sempre deixar de torcer jamais, eu acredito e torço mais do que nunca, tenho fé que o pior ja passou e que agora passado o susto possamos sorrir e ter um final de ano AZUL.





    JC

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets