Elite Azul e Branca?, by Felipe Matos

sábado, 5 de novembro de 2011

Em recente pesquisa entre torcedores de futebol realizada pela Lupi & Associados, a pedido do Grupo RBS,  ao serem questionados sobre por qual time de Santa Catarina torciam, a maioria absoluta respondeu "Avaí".
O Leão da Ilha aparece com belos 30,6% das opções, seguido por Figueirense (19,8%), Criciúma (11,4%), Chapecoense (10,4%) e Joinville (8,9%).
Os números ratificam outras pesquisas, de outros institutos e em anos anteriores, que já apontavam o Avaí como o time catarinense de maior número de torcedores e simpatizantes.
Infelizmente outros dados possivelmente levantados pela Lupi & Associados não vieram a público, como o perfil dos torcedores de cada torcida. 
Em 2005, o Instituto Nexus realizou uma pesquisa sobre os times preferidos dos florianopolitanos e além de apontar uma cidade que compartilha duas paixões (Avaí e Figueirense, com 41,9% para cada time) publicitou dados que ajudavam a fazer um retrato mais detalhado dos torcedores.
Segundo o Instituto Nexus, o Figueirense teria mais torcida entre as mulheres, os mais ricos e com maior escolaridade; enquanto o Avaí, entre os homens, os mais pobres e com menos instrução.
Ou seja, justamente o contrário do que certo senso comum costuma validar e reproduzir. 
Há muito tempo se diz que o Avaí é um "time da elite", enquanto o Figueirense seria um "time do povão". Bobagem reproduzida pela imprensa e não rebatida pelos formadores de opinião avaianos (existem?), que às vezes até gostam de reproduzir a bobagem do "elite azul e branca".
Sem um mascote para chamar de seu (furacão? árvore?), enquanto o Avaí costuma ser representado por um leão, o Figueirense geralmente é representado por um personagem negro em charges como as de Zé Dassilva, do Diário Catarinense, o que parece ratificar um aproximação com camadas mais  "populares".
Além da representação dos mascotes popularizados nos jornais, é comum encontrarmos torcedores do Figueirense que alimentam essa fantasia de serem o "time do povo". 
Costumam apontar o dedo para o Avaí e falar em tom acusatório: "vocês são um time elitista, da Beiramar norte, fundado por ricos comerciantes como Amadeu Horn, de patronos e torcedores ricos e  politicamente influentes como Aderbal Ramos da Silva ou Esperidião Amin e por isso tomaram posse de um bem público, o Estádio Adolfo Konder".
Tais bobagens são completadas com a ladainha de que o Figueirense foi fundado num bairro popular - o bairro da Figueira, na Padre Roma - e tinha como patrono um simples caixeiro viajante, Orlando Scarpelli. 
Ignoram a história da cidade e do próprio clube, pois de simples caixeiro viajante Orlando Scarpelli, na década de 40, no seu período mais ativo como patrono do clube, sobrava muito pouco, além do tino comercial.
Orlando Scarpelli era um rico capitalista, estabelecido no centro da capital e dono de grande quantidade de bens e terras no Estreito, região próspera disputada a tapas por São José e Florianópolis antes de tornar-se definitivamente bairro florianopolitano.
A identificação do Avaí com a beiramar norte se deve provavelmente ao Estádio Adolfo Konder, cujo espaço já era um campo de futebol utilizado antes mesmo da fundação do Avaí. A valorização da região se deu principalmente a partir dos anos 70, quando a especulação imobiliária engessava grandes transformações no velho pasto do bode.
Se o Avaí tomou posse de um bem público - com o consentimento dos demais times da Federação, inclusive o Figueirense - foi porque antes disso o Governo do Estado investiu rios de dinheiro público no estádio Orlando Scarpelli, para transformá-lo em palco da inserção do futebol catarinense no Campeonato Nacional.
Este fato é hoje convenientemente "esquecido". O que deve causar dores de cotovelo é que aquilo que um dia fora  um "negócio da china" (um estádio moderno para 50 mil pessoas com dinheiro público, enquanto o Avaí ficava com o velho pasto do bode),  acabou se invertendo.
O Governo do Estado nunca concluiu o projeto do "Gigantão do Estreito", canalizando as verbas para a construção da ponte Colombo Salles, enquanto a especulação imobiliária supervalorizou o espaço do Adolfo Konder, possibilitando a troca do pasto do bode pela Ressacada, estádio mais moderno de Santa Catarina na época de sua inauguração.
Não há vítimas, nem vilões. Se o Avaí teve o seu Amadeu Horn, o Figueirense teve  o seu Orlando Scarpelli na década de 40, assim como outros apoiadores nos seus anos de fundação. Se o Avaí tinha Fernando Bastos, o Figueirense tinha o Major Ortiga. Se o Avaí tem Esperidião Amin, o Figueirense possui Jorge Bornhausen e Paulo Prisco Paraíso. Este critério não serve.
Desde as suas fundações, ambos os times possuíam em seus quadros jogadores pobres e de classe média, negros e brancos. É preciso deixar claro, sem deixar ruídos ou dúbias interpretações: o Avaí não é o time da elite.
Assim como não é o Figueirense. Ambos são clubes de futebol e como tal possuem um esquadrão de torcedores ricos, milionários, pobres e remediados. Homens, mulheres e homossexuais. Brancos, negros, amarelos, pardos, alvicelestes e alvinegros.
Querer reproduzir o mito de "time de elite" é coisa daquele tipo pequeno burguês que tem sonhos eróticos de pertencer a uma aristocracia idealizada e inexistente.
Avaianos ou alvinegros que se acham "de elite", desconhecem a realidade ao seu redor. Não frequentam sequer as arquibancadas do próprio estádio, vão do estacionamento privativo direto para seus camarotes ou cadeira, de elevador e sem escalas.
Devem passar pelo povo de olhos fechados, para não ver a chusma incivilizada que antes de ir a campo calcula o preço do ingresso, o preço da passagem ou gasolina, estacionamento, churrasquinho de gato e cervejinha, para saber se hoje pode ir ou não a Ressacada.
Elististas e irresponsáveis, um tipo de gente que costuma perguntar aos outros "de que família és tu" ou "quem é teu pai?", que gosta de acreditar pertencer às tais "famílias tradicionais" (e qual família não é, cara pálida?), que adoram inventar tataravôs ilustres em cartas genealógicas.
Essa idealização falida de "elitismo", de quem vê a si mesmo como um sujeito "diferenciado", se desnuda na política de preços e nas mensalidades dos associados
Elitistas que sonham fazer dinheiro aumentando ingressos e mensalidades, enquanto o clube vai a falência com as arquibancadas vazias, cheio de dívidas, com salários atrasados, contratando sessenta jogadores e não conseguindo pagar o salário de onze.
Adoram ser bajulados e sair nas fotos com "cases de sucesso" quando triunfam, mas na hora do fracasso saem-se com respostas prontas do tipo: "É difícil fazer futebol em Florianópolis..." Justificam seus fracassos administrativos jogando a culpa na cidade, que eles sequer conhecem, embora costumam se apresentar como donos. 
Diretores avaianos: o Avaí não é o time da elite. Se não querem ouvir a torcida, que desde 2010 clama por uma administração minimamente profissional e realista, ouçam as vozes das pesquisas de metodologia científica, como aquela do Instituto Nexus, de 2005.
Somos os maiores do Estado não por sermos de elite. Somos os maiores porque somos muitos.  Esta é nossa força, menosprezada por vocês. Porque encontra-se avaianos no Morro do Mocotó e na Beiramar norte. Na Costeira e na Agronômica.  Em Florianópolis, na Serra, no Vale do Itajaí, no Norte, no Oeste e no Sul. No Laboratório Santa Luzia e nas filas do SUS.
Porque avaiano é da rua Bocaiúva, da Tromposwky, da Mauro Ramos. Mas, é também do morro, é da favela, é do mangue, em maior quantidade. Quem é incapaz de compreender a dimensão popular do futebol, não pode ser habilitado a ser dirigente de um clube popular.
Os cegos do castelo da Ressacada, enclausurados em suas torres de marfim e prestes a terem suas cabeças cortadas, gritam alucinados aos torcedores: "que comam brioches!" Enquanto o time afunda nas dívidas criadas por eles.
 
Felipe Matos é dono, editor-chefe e cozinheiro nas horas vagas do ótimo blog Memória Avaiana.

13 comentários:

  1. Pedro disse...:

    O Aguiar, que pesquisa é essa que diz que o Avaí tem a maior torcida do Estado se na sua região de origem ela é menor?

    Aliás, vais ao jogo amanhã? Você é sócio, claro, por acaso vai levar alguém de graça? Se vai levar, por que não manda essa pessoa pagar, pra ajudar o clube assim como você ajuda pagando a mensalidade em dia?

    Abraço

  1. Carlinhos - Aririú disse...:

    Falam, falam, falam mal da RBS, dizem de tudo um pouco sobre eles, mas usam uma "pesquisa" providenciada por eles pra tentar demonstrar, só em pesquisa mesmo, que a torcida maior do que a torcida do Figueirense?

    Espera aí, Aguiar, me explica essa aí. Falar mal do Avaí não pode; mas pesquisa que eles fazem, digamos, falando bem, pode?

  1. Pedro, faz assim, continua cuidando do teu time que a gente cuida do nosso. E, pra teu governo, não sabes de nada, então não procura pelo em casca de ovo.

    Carlinhos, este texto não é meu. Estou repercutindo porque é um bom texto. E o Felipe Matos já sabe da minha opinião. A propósito, a pesquisa não fala nem mal e nem bem do Avaí, apenas retrata a realidade. Dá licença, né.

  1. Carlinhos - Aririú disse...:

    Retrata a realidade? Que realidade? A única realidade que eu conheço é que, pra encher o estádio, a diretoria do Avaí abre os portões da Ressacada, literalmente, para o torcedor ir aos jogos. E, mesmo assim, não vai. Portanto, essa é a realidade.

  1. Carlinhos - Aririú disse...:

    Aliás, essa pesquisa foi feita na semana em que o Avaí estava na semifinal da Copa do Brasil. Por que não fazer uma agora, na situação em que o Avaí se encontra?

    Uma vez Flamengo, sempre Flamengo? Então, uma vez Avaí, sempre Avaí; mesmo que há 32 rodadas no Z4, né Aguiar?

  1. Carlinhos, faça a pesquisa e nos mostre. Conteste a pesquisa e não a mim. Eu apenas apresentei os fatos.

    Aliás, a pesquisa apresentada no texto foi apenas um recurso retórico usado pelo Felipe para discutir aspectos culturais mais amplos. Faça-nos um favor, discurse sobre o texto, pois ele é bem mais rico do que a pesquisa em si. Faça um esforcinho, vai.

  1. Carlinhos - Aririú disse...:

    Eu não! Pede pra RBS...

    Um texto, sem dúvida, muito bem escrito. Porém, a pesquisa, no entanto, muito mal explicada e, ainda por cima, providenciada pela RBS. Ora bolas, pela RBS? Ué, a RBS não era àquela que não quer o bem do Avaí? Que odeia o Avaí? Que detesta os torcedores do Avaí? Estranho, ora pois.

  1. Pois é, pra tu vês, Carlinhos.
    Será que o resultado foi bem aceito lá dentro? Ah, mas tem que ache que o homem também não foi à Lua, né.
    Ah, e sobre o texto? Até só estás incomodado com a pesquisa.

  1. Felipe Matos disse...:

    Valeu, Alexandre, pela força e pela "defesa"! hehe abs!

  1. Carlinhos - Aririú disse...:

    Pois é, Aguiar. Me preocupo com a pesquisa, ao invés do texto, da mesma forma que você se preocupa com a RBS, ao invés da administração do Zunino.

    Bom, pelo menos é o que falam da sua pessoa, né?

  1. Então, Carlinhos, muitas vezes a gente olha as árvores e esquece da passagem.
    Daqui a pouco aparece uma porção de mulheres grávidas na praça e eu serei o pai?

  1. Carlinhos - Aririú disse...:

    Se os pimpolhos forem à sua cara...

  1. Vão ser feios pra burro. hehehe

Postar um comentário

Os comentários aqui postados sofrerão moderação. Anônimos serão deletados, sem dó, nem piedade.
Não serão aceitos comentários grosseiros com palavrões, xingamentos, denúncias, acusações inverídicas ou sem comprovação e bate-bocas.
Não pese a mão. A crítica deve ser educada e polida.

 
Força Azurra © 2011 | Designed by VPS Hosts, in collaboration with Call of Duty Modern Warfare 3, Jason Aldean Tour and Sister Act Tickets